Um tratamento inovador do Hospital Amaral Carvalho
faz a diferença na qualidade de vida dos pacientes
28 de abril de 2025
Foram 37 sessões de radioterapia para tratamento de um câncer na região da cabeça e pescoço. E,desde a primeira sessão, o paciente Altair Palhares, da cidade de Itaju, fez também a laserterapia, um tratamento inovador e que faz diferença na qualidade de vida dos pacientes.
Segundo o paciente, a descoberta da doença foi um susto. Logo começaram as sessões de radioterapia, mas, tudo o que ele menos queria era passar por alguma complicação que tornasse esse período mais difícil.
“Conversei com outros pacientes que tiveram esse problema mais grave e eu não queria ter. Então, o tratamento ajudou muito. Tive apenas uma lesão, mas que curou logo”, comenta.Foram 18 aplicações de laser no período. “É um alívio chegar até aqui, eu não me sinto doente. Estou muito bem”.
Oferecida gratuitamente aos pacientes em tratamento no Hospital Amaral Carvalho, a laserterapia é uma técnica de tratamento feita com laser de baixa intensidade com ação anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante. O procedimento é indolor e seguro e não apresenta efeitos colaterais quando realizado corretamente por especialistas. Cerca de 500 pacientes, entre ambulatório e as unidades de internação, passam por mês pelo serviço de Odontologia do Hospital Amaral Carvalho para realizar o procedimento.
“A grande importância da laserterapia é que o paciente não venha a ter ou, se tiver, que o quadro da mucosite não evolua de maneira que atrapalhe a qualidade de vida do paciente.Ou seja, é um tratamento preventivo, mas também curativo quando já existe aferida na boca”, explica a cirurgiã-dentista responsável pelo ambulatório de laserterapia do HAC, Priscila Delamano Criado de Bem.
A laserterapia também é uma alternativa para os pacientes do Transplante de Medula Óssea (TMO). Antes do transplante, os pacientes são submetidos a quimioterápicos que podem favorecer o surgimento da inflamação oral. “O tratamento nos permite evitar uma mucosite de grau mais grave e, se aparecem lesões, são controladas e rapidamente curadas”, explica a cirurgiã-dentista Isadora Avellar de Carvalho.
“O HAC entende a necessidade de oferecer o tratamento de maneira integral aos seus pacientes. Ou seja, além do tratamento oncológico, também nos preocupamos com as questões adjacentes ao câncer, como é o caso das mucosites, que podem ser cruciais para o sucesso ou abandono do tratamento por parte do paciente”, diz o coordenador do departamento de Odontologia do HAC, Giovane Furlanetto. O tratamento é realizado desde 2011 na Instituição.
A cirurgiã-dentista Priscila Delamano Criado de Bem reforça ainda a importância da conscientização sobre a higiene bucal dos pacientes. “É necessário que o paciente mantenha os hábitos de higiene durante todo o processo de laserterapia e tratamento oncológico, com boa escovação, mantendo os dentes e a mucosa oral sempre higienizados, garantindo assim melhores resultados”, finaliza.