Direitos e deveres

DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE NO HOSPITAL AMARAL CARVALHO

Todo indivíduo que estiver em atendimento ou tratamento no Hospital Amaral Carvalho (e suas unidades) têm direitos e deveres conforme descritos nesta declaração, cujo teor é público e está à disposição para conhecimento e consulta em nossos canais de comunicação.

São direitos do paciente, estendendo-se ao acompanhante e familiares no que for aplicável:
  1. Ser tratado com dignidade, respeito, atenção e sem preconceitos de qualquer natureza.
  2. Ser identificado pelo nome, sobrenome ou nome social, de forma respeitosa, e não ser tratado de modo genérico ou pelo nome da sua doença ou número ou código.
  3. Poder identificar os profissionais do hospital por meio de crachás contendo nome, fotografia e departamento ao qual pertence.
  4. Ter asseguradas as suas segurança e integridade, bem como receber informações sobre as medidas de proteção de seus pertences.
  5. Receber informações claras, em linguagem acessível e de forma compreensível, sobre seu diagnóstico, opções de tratamento, riscos envolvidos, medicamentos que serão administrados, procedência de sangue e hemoderivados, antes do recebimento.
  6. Consentir ou recusar livremente quaisquer procedimentos, no exercício de sua liberdade individual e autonomia, desde que não esteja em risco iminente de morte. Na impossibilidade de manifestar sua vontade, o consentimento deve partir de seu responsável legal ou familiar.
  7. Revogar, desde que não haja risco de morte, qualquer consentimento que tenha dado antes de realizar o procedimento, por mudança de decisão, de forma livre, consciente e esclarecida, sem que isso acarrete quaisquer punições ou sanções morais ou legais.
  8. Ter assegurado o acesso ao prontuário nos termos da legislação aplicável e vigente, que representa o conjunto de documentos e informações padronizadas sobre o histórico do paciente, evolução e condutas terapêuticas, com anotações clínicas de forma legível e devidamente identificadas conforme previsto em lei.
  9. Ter assegurada a privacidade dos dados pessoais e sensíveis nos termos da legislação aplicável, inclusive sendo-lhe assegurado o acesso aos dados.
  10. Solicitar assistência psicológica e religiosa.
  11. Ser respeitado quanto à sua crença religiosa, bem como valores éticos, morais e culturais.
  12. Ter assegurados os direitos da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com deficiência, de acordo com os respectivos estatutos legais e políticas institucionais.
  13. Ter direito a acompanhante quando for requisitado pelo médico, ou permitido por lei, ou pelo plano de saúde, de acordo com as normas da Instituição.
  14. Receber amigos e parentes nos horários de visita, de acordo com as regras da Instituição, exceto quando o próprio paciente expressar desejo em contrário, ou houver restrição médica ou fator que coloque em risco sua segurança ou de terceiros.
  15. Ter o direito de participar de todas as decisões sobre seu tratamento e cuidados, sendo-lhe assegurados o esclarecimento de dúvidas, possíveis resultados do tratamento, prognóstico e eventuais eventos adversos e não previstos, bem como possibilidade de participação em protocolo de pesquisa clínica.
  16. Expressar suas queixas, preocupações, reclamações, dúvidas e sugestões à Ouvidoria da Instituição, e receber informações e esclarecimentos, de acordo com as regras e regulamentos institucionais em vigor.
  17. Ter assegurado o direito de indicar familiar ou responsável para tomar decisões a respeito de seu tratamento, em caso de perda da consciência ou coma, inclusive em relação a tratamentos, cuidados e procedimentos extraordinários para prolongamento da vida, o que será aplicado a maiores de 18 anos ou legalmente emancipados.
  18. Pedir uma segunda opinião médica em relação ao seu diagnóstico e conduta terapêutica e, caso deseje, pedir a substituição do médico assistente, de acordo com a política da Instituição.
  19. Ser assistido com respeito, dignidade e compaixão no fim da sua vida, sendo-lhe garantido o direito de não ter nenhum órgão retirado de seu corpo sem sua prévia autorização ou de seu responsável legal ou família, nos termos da lei.
  20. Receber informações, orientação e, se necessário, treinamento para conduzir seu autocuidado.
  21. Em relação às crianças, adolescentes ou adultos considerados legalmente incapazes, os direitos do paciente acima relacionados deverão ser exercidos pelos seus respectivos responsáveis legais.
São deveres do paciente, estendendo-se ao acompanhante e familiares no que for aplicável:
  1. Conhecer e observar as condições para admissão de pacientes nesta Instituição.
  2. Dar informações completas e precisas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos pregressos e outros problemas relacionados à sua saúde.
  3. Comunicar – quando houver – mudanças inesperadas em seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento e cuidados, repassando-lhes informações que forem solicitadas.
  4. Seguir as instruções e recomendações repassadas pela equipe multidisciplinar que o assiste, assumindo as consequências resultantes da não observância, procurando buscar esclarecimentos para compreender os procedimentos e tratamentos propostos e realizados.
  5. Confirmar o entendimento sobre os procedimentos e tratamentos realizados e propostos, bem como sobre as instruções e recomendações recebidas.
  6. Conhecer e respeitar as normas e regulamentos da Instituição, zelando pelas instalações e recursos materiais colocados à sua disposição.
  7. Notificar ao Hospital e ao seu médico titular sobre qualquer mudança, sobretudo as não previstas, sobre a cobertura do seu Plano de Saúde, Seguradora ou Empresa, assim como suas restrições.
  8. Responder por toda e qualquer despesa decorrente de seu tratamento, em regime de internação ou atendimento ambulatorial, quando houver negativa de cobertura ou glosas, ou situações de conflito por parte de seu Plano de Saúde, Seguradora ou Empresa, comprometendo-se a negociar diretamente com estes e isentando o Hospital de qualquer responsabilidade.
  9. Respeitar os direitos dos demais pacientes, funcionários e quaisquer profissionais da Instituição, tratando-os de forma civilizada e gentil, cooperando com as regras de controle de ruídos, quantidade e comportamentos de seus visitantes.
  10. Respeitar a lei de não fumar nas dependências do hospital, incluindo áreas de circulação pública, escadas, banheiros, pátios internos, estacionamentos e qualquer outro lugar coberto ou aberto, inclusive dentro de veículos nas proximidades das entradas imediatas dos edifícios.
  11. Respeitar a decisão de alta médica, assistencial ou hospitalar, que ocorre quando o processo ou tratamento for considerado finalizado pelos profissionais envolvidos, ou quando já foram disponibilizados todos os recursos existentes no hospital, ou, ainda, quando a equipe médica e multidisciplinar se sentir incapaz de atender às expectativas do paciente.
  12. Em relação às crianças, adolescentes ou adultos considerados legalmente incapazes, os deveres do paciente acima relacionados deverão ser exercidos pelos seus respectivos responsáveis legais.
  13. Respeitar o direito do médico de renunciar ao atendimento de um paciente, desde que não haja risco iminente de morte e que tal decisão seja previamente comunicada ao paciente ou seu responsável, assegurando-lhe que os cuidados serão continuados pelo médico que o suceder, a quem fornecerá todas as informações necessárias.
Todos os direitos e deveres contidos nesta declaração estão de acordo com a legislação brasileira.
Em caso de dúvidas, os pacientes deverão procurar o Serviço Social no Hospital Amaral Carvalho

Horários de visita

Enfermarias SUS: das 13h às 15h – permitida a entrada de um visitante no quarto por vez.

Apartamento executivo Sant’Anna: das 8h às 18h – permitida a entrada de dois visitantes no quarto por vez.

Apartamento coletivo Sant’Anna: das 10h às 18h – permitida a entrada de um visitante no quarto por vez.

UTI SUS, convênios e particular: das 15h às 15h30 – permitida a entrada de dois visitantes por vez.

Não serão permitidas as visitas a pacientes em isolamento ou internados com COVID-19.


ATENÇÃO!
• Proibida a entrada de menores de 18 anos.
• Obrigatória a apresentação de documento com foto.

Acompanhantes

Todos os pacientes menores de idade devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis. Essa deve ser, preferencialmente, a pessoa que vai continuar os cuidados com o doente em casa, se possível do mesmo sexo que o paciente. Ele, ou ela, deve ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde, não apresentar sintomas gripais ou suspeita de Covid-19.

A autorização de acompanhante deve ser retirada no Posto de Enfermagem no momento da internação. Além disso, é obrigatório o cadastro, bem como a troca e a saída dos acompanhantes na Portaria B, com a apresentação de um documento com foto. A pulseira de acompanhante deve ser utilizada durante toda a permanência no Hospital Amaral Carvalho e será retirada na saída.

Caso o paciente esteja em cirurgia, o acompanhante/familiar deverá se dirigir ao Balcão da Portaria B, retirar uma senha e aguardar na sala de espera até que a equipe do Centro Cirúrgico chame para dar informações.

Não recomendamos a rotatividade de acompanhantes, mas a troca pode ser realizada duas vezes ao dia, das 7h às 8h30 e das 18h às 19h30.

O CAP – Centro de Apoio ao Paciente dispõe de banheiros com chuveiros para pacientes e acompanhantes.

Horário de Atendimento

De segunda a sexta das 8h às 20h.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 14h.
Entrada mediante documento próprio com foto e RG do paciente.

Solicitação de documentos

Termo de solicitação
Solicitações pós-óbito

Conforme resolução n° 3/2014 do CFM, determina-se no art° 1 que a cópia de prontuário de paciente falecido é fornecida quando solicitada por um familiar de primeiro grau, sendo cônjuge/companheiro no papel, e sucessivamente pelos sucessores legítimos do paciente em linha reta, ou colaterais até o quarto grau, desde que documentalmente comprovado o vínculo familiar e observada a ordem de vocação hereditária.

Termo de solicitação
Prazo de entrega

O prazo para entrega dos documentos solicitados ao setor de Relatórios é de 10 (dez) dias úteis. Os documentos ficarão disponíveis para retirada por até 90 (noventa) dias, após esse período a documentação será descartada, havendo a necessidade de realizar um novo pedido.

Retirada

No momento da retirada dos documentos, é obrigatória a apresentação do protocolo entregue no ato da solicitação, mesmo que por terceiros, exceto às solicitações de óbito que deverão ser retiradas pelo familiar solicitante no balcão, portando um documento oficial com foto, ou através do envio pelo correio.
Para mais informações o atendimento é presencial ou através de WhatsApp: 14 - 36021202
Funcionamento de segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

TAC -Atendimento de pacientes testemunhas de jeová
Baixe o TAC

Hospedagem e alimentação

Ao redor do Hospital Amaral Carvalho, há inúmeras opções de restaurantes e locais para hospedagem. No entanto, a instituição não tem nenhum convênio ou vínculo com qualquer um desses estabelecimentos. O uso e escolha desses serviços por pacientes e/ou familiares é de sua responsabilidade.

Hospedagem

Quitinetes

Pousada Tropical — Travessa José Veríssimo, 37
(14) 99789-3398 / (14) 3626-6703 / (14) 98101-7610

Quitinete mobiliada
— Travessa José Veríssimo, 158
(14) 3622-7644 / (14) 9773-6860

Quitinete Sr. Euclides — Rua Rui Barbosa, 283
(14) 3622.9300 / (14) 99641-0030

Quitinete Sra. Dani — Rua Das Palmeiras, 26 / Rui Barbosa, 329
(14) 98139-7736 / (14) 99713-2329

Quitinete / Pousada Dona Elza — Rua Paulino Maciel, 266
(14) 3622-1054 / (14) 99709-9879 – Deise

Quitinete Sra. Sandra — Rua São Luiz, 163 – BNH
(14) 98174-3456 / (14) 3416-9390

Pousadas

Pousada Alvorada — Rua Rui Barbosa, 187
(14) 3621-7721

Pousada das Palmeiras
— Rua Santo Antônio, 87
(14) 3032-5681 – Sra. Salete / (14) 3622-0146 / (14) 98122-5128

Pousada Donna Maria — Rua Anna Madaleto Cirino, 66
(14) 3418-5259 / (14) 99102-7262

Pousada Ideal — Rua Paulino Maciel, 259
(14) 3622-9620 / (14) 98419- 8103 / (14) 98185-9361

Pousada Jaú — Rua Galdêncio Guacelli, 86
(14) 3622-5346 / (14) 98151-4603

Pousada Jerusálem — Rua Tenente Navarro, 39/49
(14) 3621-9530 / (14) 99690-6340 – Sr. João e Tereza

Pousada Lanchonete — Rua Major Alfredo S. Oliveira Romão, 85
(14) 99691-2101 / (14) 99691-1840

Pousada Maranata — Travessa José Veríssimo, 47A
(14) 3621-2651 / (14) 98115-5814 / (14) 99690-4370

Pousada Maria José – Rua Ana Cirino, 140
(14) 99636-4209

Pousada Modelo — Rua Rui Barbosa, 473
(14) 99693-1836 / (14) 98112-3466 / (14) 99744-7494 – Sra. Deolinda

Pousada Santa Terezinha I — Rua Rui Barbosa – 505
(14) 3416-0045 – Sr. Carlos
Reservas: (14) 3032-0027 / (14) 998134-3563

Pousada Santa Terezinha II — Rua Tenente Navarro, 62
(14) 3416-1101 – Sr. Carlos
Reservas: (14) 3032-0027 / (14) 998134-3563

Pousada Santa Terezinha III — Rua Coronel Ricardo Auler, 495
(14) 3416-4435 – Sr. Carlos
Reservas: (14) 3032-0027 / (14) 998134-3563

Pousada Sol Nascente 1 — Rua Doutor Miranda Junior, 51
(14) 3625-5810 – Sr. Jorge, Cleide ou Mirella

Pousada Sol Nascente 2 — Rua Doutor Miranda Junior, 90
(14) 3625-5810 – Sr. Jorge, Cleide ou Mirella

Pousada Sra. Maria — Rua Aristides Lobo Sobrinho, 284
(14) 3032-2850 / (14) 99771-1334 / (14) 98816-1865

Pousada Tropical — Travessa José Veríssimo, 37
(14) 99601-0223 / (14) 99641-4255 – Sra. Patrícia / (14) 3662-1110 – Sr. Sebastião

Pousada Vitória Jaú — Rua Luiz Paiva, 60 – Vila Assis
(14) 3418-2650 / (14) 98121-2229

Hotéis

Galeria Hotel – Av. Dep. Zien Nassif, 900 – 1ª – Zona Industrial, Jaú – SP, 17204-212
(14) 3418-9001

Hotel Jardim
— Rua Amaral Gurgel, 1146 – Centro, Jaú – SP, 17201-010
(14) 3602-6900

Hotel Jaú — Rua Amaral Gurgel, 321 – Centro, Jaú – SP, 17201-010
(14) 3622-5233

Hotel Realce — Av. Ana Claudina, 545 – Jardim Estádio, Jaú – SP, 17203-381
(14) 3602-1010

Hotel Residence Jaú — Rua Ten. Navarro, 345 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17207-310
(14) 3621-3020

Hotel Vila Real — Av. Benedito Ferraz de A. Prado, 651 – Jardim Santa Rosa, Jaú – SP, 17209-620
(14) 3602-6300

VIP Hotel — Rua Lourenço Prado, 300 – Centro, Jaú – SP, 17201-000
(14) 3624-5000
Os estabelecimentos que desejarem divulgar ou atualizar dados de contato e endereço devem procurar o Serviço Social do hospital.

Alimentação

Baianos a Bordo — Av. Isaltino do Amaral Carvalho, 2103 – Chác.Bela Vista, Jaú – SP, 17209-010
(14) 3626-2034

Cantina Veneza
— Rua Tenente Navarro, 111 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17210-010
(14) 3622-4894

Circuito Gourmet II — Rua Dr. Miranda Júnior, 26 – Vila Assis, Jaú – SP, 17210-300
(14) 3624-4130

Doce Pimenta —  Rua Paulino Maciel, 295 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17210-090
(14) 3622-8036

Doce Pimenta  — Rua Tenente Navarro, 663 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17210-010
(14) 3624-3947

Don Filippi — Rua Tenente Navarro, 403 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17207-310
(14) 3622-9992

Don Filippi — Rua Sete de Setembro, 191 – Centro, Jaú – SP, 17201-480
(14) 3622-0854

Dona Branca — Av. Dudu Ferraz, 35 – Jardim São Francisco, Jaú – SP, 17208-720
(14) 3624-5555

Karsudos Café — Rua Fernando Maldonado Loureiro, 29 – Vila Assis, Jaú – SP, 17210-310
(14) 99177-7573

McDonald’s — Avenida Dr. Quinzinho, 11 – Vila Assis, Jaú – SP, 17210-110
(14) 2122-0134

McDonald’s —  Avenida Anna Claudina, 805 – Jardim Estadio, Jaú – SP, 17203-550
(16) 3621-6243

O Pizzaiolo — Rua Tenente Lopes, 242 – Centro, Jaú – SP, 17201-460
(14) 3621-9700

OPS Pizzaria drive — Travessa José Veríssimo, 505 – Vila Assis, Jaú – SP, 17210-220
(14) 3416-0977

Restaurante e Lanchonete Canaã — Rua Dona Silvéria, 85 – Centro, Jaú – SP, 17210-080
Os estabelecimentos que desejarem divulgar ou atualizar dados de contato e endereço devem procurar o Serviço Social do hospital.

Informações

Hospitais

Santa Casa de Misericórdia de Jaú — Rua Riachuelo, 1073 – Centro, Jaú – SP, 17201-340
(14) 3602-3210

São Judas Tadeu
— Rua Rangel Pestana, 804 – Vila Nova, Jaú – SP, 17205-030
(14) 3624-9196

Unimed Regional Jaú — Rua Alvaro Floret, 565 – Vila Hilst, Jaú – SP, 17207-020
0800 010 5333

Farmácias

Drogasil — Rua Tenente Navarro, 114 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17207-310
(14) 3624-8654

Drogasil — Rua Major Prado, 368 – Centro, Jaú – SP, 17201-450
(14) 3624-1233

Drogaria São Paulo — Rua Tenente Navarro, 289 – Chác. Braz Miraglia, Jaú – SP, 17207-310
(14) 3622-0149

Drogaria São Luiz — Rua Rui Barbosa, 150 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17210-000
(14) 3622-2129

Poupafarma — Rua Rui Barbosa, 97 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17210-000
(14) 3622-5026

Stratus Farmácia de Manipulação — Av. Airton Senna, 23 – Centro, Jaú – SP, 17207-280
(14) 3626-1120

Drogal Jaú — Rua Major Prado, 451 – Centro, Jaú – SP, 17201-450
(14) 3622-2268

Nissei — Rua Major Prado, 546 – Centro, Jaú – SP, 17201-450
(14) 4004-4041

Agências bancárias

Bradesco — Rua Lourenço Prado, 290 – Centro, Jaú – SP, 17201-000
(14) 3411-0300

Bradesco — Avenida Ana Claudina, 411 – Jardim Maria Luiza I, Jaú – SP, 17203-381
(14) 3625-2882

Banco do Brasil — Av. das Nações, 451 – Vila Sampaio Bueno, Jaú – SP, 17201-300
(14) 4003-3001

Caixa Econômica Federal — Rua Tenente Lopes, 215 – Centro, Jaú – SP, 17201-460
(14) 3411-0200

Caixa Econômica Federal — Av. Isaltino do Amaral Carvalho, 2113 – Chácara Bela Vista, Jaú – SP, 17209-010
(14) 3602-1950

Itaú — Rua Edgard Ferraz, 385 – Centro, Jaú – SP, 17201-440
14 4004-4828

Mercantil do Brasil — Rua Riachuelo, 482 – Centro, Jaú – SP, 17201-340
0800 707 0398

Santander — Rua Lourenço Prado, 415 – Centro, Jaú – SP, 17201-000
(14) 3602-2700

Santander — Rua Amaral Gurgel, 387 – Centro, Jaú – SP, 17201-010
(14) 3601-1700

Sicoob — Rua Rolando D’amico, 12 – Vila Assis, Jaú – SP, 17204-210
(14) 3624-7673

Sicredi — Rua Amaral Gurgel, 817 – Centro, Jaú – SP, 17207-020
(14) 3601-1919

Supermercados

Central — Av. Zezinho Magalhães, 735 – Vila Nova Jau, Jaú – SP, 17203-380
(14) 3411-0500

Confiança — Rua Rui Barbosa, 2500 – Jardim Ferreira Dias, Jaú – SP, 17209-656
(14) 3601-1500

DIA — Rua Cônego Anselmo Valvekens, 78 – Centro, Jaú – SP, 17211-250
(11) 4002-1080

DIA — Av. Dep. Zien Nassif, 150 – Jardim Estadio, Jaú – SP, 17203-570
(11) 4002-1080

Ferracini loja 1 — Rua Rui Barbosa – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17210-200
(14) 3602-5050

Furlanetti — Alameda Coronel Joaquim de Oliveira Matosinho, 465 – Centro, Jaú – SP, 17201-370
(14) 3602-1599

Furlanetti — Av. Frederico Ozanan, 500 – Vila Sampaio Bueno, Jaú – SP, 17205-000
(14) 3602-7433

Jaú Serve — Rua Edgard Ferraz, 85 – Loja 02 – Centro, Jaú – SP, 17201-440
(14) 3622-2256

Jaú Serve — Avenida Dr. Quinzinho, 235 – Chácara Peccioli, Jaú – SP, 17210-110
(14) 3621-1111

Jaú Serve — Avenida das Nações, 458 – Centro, Jaú – SP, 17210-300
(14) 3624-1155

Meu Atacado — Av. João Franceschi, 3.666 – Jardim Alvorada, Jaú – SP, 17210-381
(14) 3624-7833

Panelão — Avenida do Café, 327 – Vila Netinho Prado, Jaú – SP, 17208-010
(14) 3103-2829

Posto de gasolina

Autoposto Boreli Petro — Rua Edgard Ferraz, 440 – Centro, Jaú – SP, 17201-440
(14) 3624-7552

Autoposto Continental — Avenida Décio Pachêco de A. Prado, 539 – Vila Jardim Brasilia, Jaú – SP, 17212-110

Autoposto da Fonte — Avenida Ana Claudina, 661 – Jardim Estádio, Jaú – SP, 17203-381

Autoposto Humaitá — Rua Humaitá, 1787 – Vila Sampaio Bueno, Jaú – SP, 17205-120
(14) 3622-5398

Autoposto Marechal Shell — Rua Marechal Bitencourt, 1053 – Vila Nova, Jaú – SP, 17202-160
(14) 3622-0569

Autoposto Nações Jaú — Rua Francisco Glicério, 1361 – Centro, Jaú – SP, 17201-520
(14) 3624-2050

Autoposto Rosângela — Avenida Ana Claudina, 700 – Jardim Estádio, Jaú – SP, 17204-220

Posto Alvorada 2 — Praça José Lourenço, 10 – Centro, Jaú – SP, 17210-071
(14) 3622-2402

Posto Ana Claudina — Rua Comendador Luiz Pavanelli, 15 – Jardim Estadio, Jaú – SP, 17203-420
(14) 3626-1331

Posto Ipiranga Rede Mott — Avenida Dr. Quinzinho, 761 – Jardim Jorge Atalla, Jaú – SP, 17211-478
(14) 3626-3776

Posto Jaguar — Rua Pereira de Tolêdo, 427 – Centro, Jaú – SP, 17201-070
(14) 99735-8051

Posto Jaguar — Avenida Zezinho Magalhães, 712 – Jardim Estádio, Jaú – SP, 17203-380
(14) 3624-2034

Posto Jaguar — Rua Humaitá, 722 – Centro, Jaú – SP, 17201-320
(14) 99625-4119

Rede LK de Postos Shell — Avenida Isaltino do Amaral Carvalho, 235 – Jardim Alvorada, Jaú – SP, 17209-010
(14) 3622-5831

Outros

Prefeitura Municipal de Jaú — Rua Paissandú, 444 – Centro, Jaú – SP, 17201-330
(14) 3602-1777

Poupatempo — Rua Cônego Anselmo Valvekens, 434 – Centro, Jaú – SP, 17201-250
0300 847 1998

Jaú Shopping — Avenida Dr. Quinzinho, 511 – Chácara Peccioli, Jaú – SP, 17210-110
(14) 2104-2300

Bensová Chaveiro — Rua Tenente Navarro, 138 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17207-310
(14) 3621-1033

Autozone (autopeças) — Avenida Dr. Quinzinho, 165 – Jardim Jorge Atalla, Jaú – SP, 17210-110
(14) 3416-8020

INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) — Rua Campos Sales, 915 – Centro, Jaú – SP, 17201-020
(14) 3621-3885
Informações da internet. Os estabelecimentos que desejarem divulgar ou atualizar dados de contato e endereço devem procurar o Serviço Social do hospital.

Guia nutricional para o paciente com câncer:

Além de todo o tratamento, que deve ser seguido diariamente para a cura da doença, a alimentação também é um fator de extrema importância para a recuperação do paciente. Uma dieta adequada é capaz de ajudar no controle da imunidade e na aceitação do corpo ao tratamento.

Alimentação

Durante o tratamento oncológico, algumas alterações podem ocorrer em seu organismo e comprometer seu estado nutricional. Por isso, uma alimentação adequada contribui para seu bem-estar e diminuição de alguns sintomas.

Confira neste guia algumas dicas que poderão te fazer se sentir melhor:Se tiver falta de apetite, lembre-se que a alimentação faz você se sentir mais disposto. Se estiver com náusea, evite cozinhar ou ficar na cozinha durante o preparo da comida. Faça refeições leves, em pequenas quantidades e a cada três horas.

Prepare pratos coloridos e variados. Mastigue bem os alimentos, coma devagar e de preferência em um local tranquilo. Evite beber líquidos (principalmente com gás) junto com os alimentos. Você pode ingerir bebidas 30 minutos antes ou após a refeição. Enriqueça suas refeições: Em sopas, purês ou mingaus, adicione azeite, óleo vegetal, creme de leite, manteiga, margarina ou gema de ovo. Nas vitaminas de leite batido com frutas ou com achocolatado, acrescente alguma farinha instantânea (aveia, farinha de arroz, de milho etc.). Mingaus são calóricos.

Alterne as farinhas para o preparo: aveia, amido de milho, fubá, farinha de arroz, farinha de trigo etc.Use a criatividade e invente receitas rápidas, misturando tipos diferentes de alimentos.Se a falta de apetite persistir, procure o nutricionista para a possível prescrição de um suporte nutricional.

Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento. Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (014) 3602.1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.

Boca e garganta

Se surgirem aftas ou dores na boca, gengivas ou garganta, você deve ter alguns cuidados especiais: Evite alimentos ácidos, picantes, muito condimentados ou salgados.

Em vez de consumir alimentos duros, secos ou muito quentes, prefira os mais fáceis de mastigar e engolir (sopas, cremes, suflês, flans, mingaus, pudins, gelatinas, sorvetes etc). Se os sintomas estiverem intensos, prefira alimentos líquidos, batidos no liquidificador e em temperatura ambiente (nem quente, nem frio). A comida deve ser preparada na consistência que você preferir ou que seja menos difícil de mastigar e engolir, como alimentos em forma de purês, suflês ou em forma de sopas.

Pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir os alimentos. Caso a dificuldade seja muito grande, a ponto de impedir a alimentação, procure seu médico ou nutricionista. A quimioterapia e a radioterapia na cabeça ou na região do pescoço, podem diminuir a quantidade de saliva em sua boca. Se isso acontecer, evite comer alimentos secos. Prepare a comida com caldos e molhos.

Se não houver aftas, chupe balas ou chicletes de hortelã, picolés, gelo e alimentos ácidos, como: laranja, mexerica, limão e abacaxi, que podem ajudar a produzir saliva. Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento. Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (14) 3602-1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.

Náuseas e vômito

Efeitos colaterais, como náuseas e vômitos, são comuns durante o tratamento. Evite ingerir frituras e alimentos gordurosos. Procure não beber líquidos durante as refeições.

Evite preparações muito quentes. Beba sucos ou chupe picolés de frutas cítricas, como limão. Não fique muito tempo sem comer. Lembre-se, quanto mais tempo de estômago vazio, mais enjoado você pode ficar. Como devagar e mastigue bem os alimentos. Evite condimentos ou temperos fortes.

Prefira gengibre, hortelã, salsinha, cebolinha, manjericão, limão ou coentro.Não se alimente durante os episódios de vômitos (aguarde um tempo para voltar a comer). Escove os dentes ou lave a boca com frequência.Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento.

Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (14) 3602-1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.

Diarreia

Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, alguma infecção ou sensibilidade a certos alimentos, podem causar diarreia. Você deve beber muito líquido durante o dia, para evitar a desidratação. Procure ingerir frutas como banana-maçã, banana-prata, maçã sem casca, goiaba, limão, caju, pera sem casca, legumes cozidos, água de coco, creme ou água de arroz, farinhas, torradas, biscoito água e sal, biscoito de polvilho, amido de milho, aveia ou gelatina. Prefira alimentos assados, cozidos ou grelhados.

Evite alimentos laxantes, como verduras, mamão, laranja, ameixa, abacate, cereais integrais, além de leite e seus derivados (prefira o leite de soja ou com baixo teor de lactose). Evite alimentos açucarados e doces em geral.Se a diarreia for muito persistente, faça um soro caseiro de 1 copo de água + 1 colher (sopa) rasa de açúcar + 1 colher (café) rasa de sal. Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento.

Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (14) 3602-1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.

Prisão de ventre

Alguns medicamentos como os analgésicos (para dor) e uma alimentação inadequada, podem causar constipação intestinal, conhecida como prisão de ventre. Para evitar esse problema:Beba bastante líquido (aproximadamente oito copos por dia).

Coma alimentos ricos em fibras: frutas (mamão, laranja com bagaço, ameixa, tangerina, abacate, caqui, manga, melancia etc), verduras (agrião, alface, acelga, brócolis, espinafre, couve etc), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja), abóbora, quiabo, vagem, farelo de trigo, granola, linhaça etc. Evite alguns alimentos que “prendem” o intestino, como maçã sem casca, banana prata ou maçã, goiaba, caju, limão, cenoura cozida, batata, mandioca, inhame, cará e creme de arroz.

Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento. Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (14) 3602-1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.

Excesso de gases

Para evitar o excesso de gases, mastigue bem os alimentos. Evite falar durante as refeições.Se for usar alho e cebola no preparo dos alimentos, use-os sempre refogados e com moderação.

Evite os alimentos que provocam gases, como condimentos picantes, batata doce, agrião, berinjela, couve-flor, couve-manteiga, repolho, brócolis, rabanete, pimentão, pepino, feijão, ervilha, lentilha, aveias, ovos e vísceras (coração, fígado, rim e miolo).Evite refrigerantes, leite, bebidas gasosas, açúcar e doces em geral.

Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento. Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (14) 3602-1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.

Feridas que não cicatrizam

A alimentação dever ser variada e balanceada, para garantir todos os nutrientes importantes ao bom funcionamento do corpo.

Veja alguns dos principais nutrientes que auxiliam no processo de cicatrização:
Proteínas – carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos, iogurtes, coalhada, feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico e milho.
Vitamina A – gema de ovo, fígado, cenoura, mamão, folhas verdes escuras (como couve, brócolis, espinafre etc.).
Vitamina C – laranja, maracujá, limão, morango, abacaxi, goiaba, melão, kiwi e acerola.
Vitamina do complexo B – carnes vermelhas, aves, peixes, alimentos integrais, verduras e feijões.
Ferro – miúdos (fígado, coração, moela), carne vermelha, aves, peixes, gema de ovo, folhas verdes escuras.
Zinco – carne vermelha, peixes, aves, fígado, leite e derivados e alimentos integrais.
Cobre – aves, fígado, nozes e frutas secas.

Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento. Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (14) 3602-1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.

Queda de imunidade

Alguns tratamentos reduzem a imunidade, ou seja, a defesa do corpo. Nesses casos, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar infecções: Lave bem as mãos antes de comer ou cozinhar.

Evite carnes mal passadas.
Ovos devem ser bem cozidos (clara e gema completamente duras).
Cuidado com preparações que contenham ovo cru, como mousses, gemadas etc.
Evite leite não-pasteurizado e seus derivados (queijo fresco, ricota, curado ou mineiro, gorgonzola).
Lave frutas e verduras sob água corrente, uma a uma, depois deixe-as de molho em uma solução de hipoclorito de sódio (seguir as orientações do rótulo do produto) ou água sanitária (1 colher de sopa para cada 1 litro de água potável), por 20 minutos, e em seguida enxague-as em água filtrada.

*Obs.: o hipoclorito de sódio é encontrado em postos de saúde, farmácias e supermercados. Lave as embalagens dos alimentos antes de abri-los.Beba somente água filtrada ou fervida.
Evite fazer refeições em lanchonetes ou restaurantes, pois não há como garantir a segurança na higiene desses alimentos.

Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento. Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (14) 3602-1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.

Anemia

Para evitar a anemia, deve-se consumir alimentos ricos em ferro e vitamina C.

Evite refrigerantes a base de cola, chá mate e café, pois prejudicam a absorção do ferro no organismo.

Siga sempre as orientações da equipe responsável pelo seu tratamento.

Em caso de dúvidas, procure o Serviço de Nutrição e Dietética pelo telefone (14) 3602-1370 ou peça uma interconsulta para o seu médico.
Doe
tag manager 5