Doe

Apoio Social

A Fundação Doutor Amaral Carvalho presta apoio social a pacientes e acompanhantes, de todo o Brasil, por meio de Casas de Apoio, do Centro de Apoio ao Paciente e do Espaço Cultural Amaral Carvalho. Oferece, gratuitamente, apoio multidisciplinar, acomodação e alimentação durante o período de tratamento no Hospital. Com apoio assegurado, o índice de abandono do tratamento é próximo a zero.

Conheça as atividades desenvolvidas no Centro de Apoio ao Paciente e no Espaço Cultural Amaral Carvalho
Promoção de cultura, defesa, preservação do patrimônio cultural, histórico e artístico da Fundação Amaral Carvalho, de suas entidades, de Jaúe região.
Elaboração, produção e realização de projetos ou eventos em todos os segmentos de atividade cultural, para fomento da produção cultural.
Projetos culturais específicos, integrando diferentes possibilidades das entidades da Fundação Amaral Carvalho com ou sem a participação direta da comunidade, para apoio cultural.
Atividades esportivas e culturais, incluindo a preservação da memória, educação, lazer e convivência. Além de integrar a Fundação Amaral Carvalho com a comunidade em geral.
Edição de publicações gerais, periódicas ou não, através de parceria com editoras nacionais ou estrangeiras, ou por meio de editora pertencente à Fundação Amaral Carvalho e sob sua coordenação.
CASAS DE APOIO

O hospital conta com duas casas de apoio, Ignês Carvalho Monte Negro e Eva L.V. Barbanti, para a estadia de pacientes que precisam de suporte durante a hospedagem, com cuidados específicos e alimentação gratuita durante o tratamento.

Em ambas as casas são acolhidos pacientes ambulatoriais, que não precisam seguir internados. Mas, há uma rotina de procedimentos a serem seguidos por um período maior. Além disso, são acolhidos também os doadores de medula óssea.

Para a manutenção das casas a Fundação custeia ações sociais, além de promover campanhas e parcerias com o Circuito de Leilões da Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec), o Circuito de Rodeios SOS 8 Segundos Contra o Câncer e os títulos de capitalização da InvestCa.

As casas contam com os seguintes suprimentos:
Leito com roupas de cama, toalhas de banho e itens de higiene pessoal.
Cinco refeições diárias.
Equipe multiprofissional com assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas à disposição.
Transporte seguro e gratuito ao hospital.
Atividades de entretenimento gratuitas através do Espaço Cultural Amaral Carvalho.

Você conhece a Classe Hospitalar?

Crianças e adolescentes internados para tratamento do câncer no Hospital Amaral Carvalho podem dar continuidade aos estudos por meio da Classe Hospitalar.

O projeto, desenvolvido em 2004, surgiu com o empenho da equipe de Terapia Ocupacional do Hospital Amaral Carvalho e o auxílio da Delegacia de Ensino de Jaú, que oferece aulas do ensino fundamental e médio para pacientes das alas de pediatria, isolamento, transplante de medula óssea e da Casa Ronald McDonald.

“A criança aqui dentro sempre estudou. Antes, tínhamos parceria com o Cefam, depois contratamos professores e em 2004, conseguimos formar a primeira turma deste projeto do Governo que se baseia no direito que a criança tem de dar continuidade aos estudos quando adoece”, conta Márcia Pengo, terapeuta ocupacional do hospital.

As aulas são ministradas atualmente pelas professoras Ana Claudia Volpato de Aro e Flávia Gonzalez dos Santos, todos os dias nos períodos da manhã e da tarde. Segundo Márcia, a iniciativa evita que o aluno perca o ano letivo. “Até mesmo a prova do Enem já foi realizada aqui dentro”, conta.

De acordo com a professora Ana Claudia, o material de ensino é enviado pela escola de origem do paciente, com conteúdo flexível, constando apenas o essencial para o aluno seguir para o próximo ano. “O atestado médico tira as faltas, mas não a falta de conteúdo. Por isso, a importância da Classe Hospitalar, que vem para suprir essa falta para criança”, diz.

Doação

Doe para as Casas de Apoio através do caixa do Hospital Amaral Carvalho. Para mais informações sobre doações financeiras, entre em contato através do telefone (14) 3602-1239.

Os demais itens, como alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal, devem ser entregues na Central de Doações – Rua Rui Barbosa, 510.

Para saber mais, ligue (14) 3602-1201.

tag manager 5