Novembro Azul: campanha alerta sobre o câncer de próstata e ressalta importância do diagnóstico precoce
3 de novembro de 2025
O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, que destaca a saúde do homem e a conscientização sobre o câncer de próstata. A doença é a segunda mais incidente entre os homens brasileiros, com mais de 72mil casos estimados por ano, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
No Hospital Amaral Carvalho, segundo o Registro Hospitalar de Câncer (RHC) foram 14.780 casos novos de câncer de próstata, média de 643casos por ano no período de 2000 a 2022. A incidência é maior em homens na faixa etária de 65 a 69 anos, o que representa cerca de 23% do total de novos registros e com baixo grau de instrução (primeiro grau incompleto).
De acordo com o médico urologista do HAC, Guilherme Prado Costa, os dados reforçam a importância de ações de conscientização como esta. “É preciso falar sobre o câncer de próstata, que é a doença mais incidente na população masculina, ao excluirmos o câncer de pele não melanoma. Informações sobre os exames de rastreio, desde como são feitos, quando devem ser feitos e a importância deles realizados de forma combinada são essenciais para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para o sucesso no tratamento”,comenta.
O câncer de próstata é causado pelo crescimento descontrolado de células. Geralmente, o tumor de próstata cresce de forma lenta, mas, em alguns casos, pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos. Em estágio inicial, pode não apresentar nenhum sintoma, com evolução silenciosa. Mas, quando os pacientes apresentam sintomas, os principais são:dificuldade e demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina,diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sem que tenha feito à ingestão de líquidos. “É importante destacar que a presença de um ou mais destes sintomas não é sinônimo de câncer, mas é um alerta que requer investigação médica”, conclui o médico. A doença tem como fatores de risco a idade avançada, etnia e questões hereditárias.
Prevenção
A principal orientação para o câncer de próstata é a realização dos exames de rastreamento solicitados pelo médico para acompanhamento e, se for o caso, diagnóstico precoce da doença. O urologista Guilherme de Almeida Prado Costa orienta que, após completar 50 anos, todo homem deve procurar uma vez ao ano um urologista para examinar a sua próstata. Homens que já tiveram histórico de doença na família (avô, pais, irmãos) devem procurar um especialista mais cedo, por volta dos 45 anos de idade.
Além disso, contribuem para a manutenção da saúde manter uma alimentação saudável e o peso corporal adequado, praticar atividades físicas regularmente e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo, hábitos essenciais para diminuir o risco desse e de muitos outros tipos de câncer.
Tratamento
O Hospital do Amaral Carvalho é referência em urologia oncológica no Estado de São Paulo, com mais de 14 mil atendimentos relacionados ao câncer de próstata. A Instituição mantém o Programa de Prevenção do Câncer de Próstata, que presta atendimento à população durante todo o ano, por meio de agendamento. “Além de atender homens de Jaú e região para realização de exames para detecção precoce do câncer, oferecemos suporte com uma estrutura hospitalar adequada para o tratamento dos casos confirmados, incluindo quimioterapia, radioterapia, braquiterapia e cirurgias com equipe altamente qualificada”, pontua Guilherme.
Serviço
O Programa de Prevenção do Câncer de Próstata, que fica no Hospital Amaral Carvalho – Rua Dona Silvéria, 150. Atendimentos de segunda a quinta-feira, por meio de agendamento pelo telefone (14) 3602-1191.


