Hospital Amaral Carvalho apresenta novo Ursinho Elo,
mais atual e conectado com as crianças
24 de outubro de 2025
O Hospital Amaral Carvalho apresentou hoje (24/out) a nova versão do Ursinho Elo. A atualização traz mudanças inovadoras que tornaram o ursinho mais querido do hospital mais conectado e moderno.
O ursinho, que agora é um robô, ganhou voz e agora conta histórias, fala das tarefas da Pediatria e apresenta vídeos para os pacientes. Mas ele ainda traz mensagens de familiares e amigos aos pacientes internados, amenizando a saudade e solidão. “Minhas piores lembranças não são da doença em si, mas, sim, da falta dos meus amigos, da minha família, a saudade do convívio. E o Ursinho Elo trouxe isso de volta”, disse o paciente Théo Manzini, que fez tratamento no HAC há dez anos e participou do lançamento da primeira versão do Elo, em 2014.
O robô, fabricado na China e importado dos Estados Unidos, mapeou toda a área da Pediatria e se locomoverá até os quartos após comando para transmitir vídeos institucionais e mensagens de familiares. Além disso, haverá momentos de contação de histórias e interação do robô com as crianças para jogos, como jogo da memória e jogo da velha.
“O Ursinho Elo já era um importante instrumento para ajudar a criança no período em que ela precisa ficar internada para o tratamento, às vezes por longos períodos, longe do convívio familiar e dos amigos da escola. E agora, com a nova versão, as crianças vão ganhar um ursinho ainda melhor, vão poder interagir com ele e, com certeza, vai nos ajudar ainda mais para que possamos transformar a internação numa etapa mais leve e descontraída”, comentou a médica responsável pela Pediatria do HAC, Larissa Bueno Polis Moreira.
Quem lembra do Elo?
O projeto foi lançado em 2014 com o objetivo de aproximar famílias e amigos de pacientes pediátricos internados em Jaú para o tratamento do câncer. O urso de pelúcia era equipado com um dispositivo que reproduzia mensagens gravadas, facilitando a comunicação e promovendo conforto e acolhimento aos pequenos que estavam longe de casa.
Na época, os aplicativos de comunicação ainda não eram tão populares, o que enfatizava a distância e solidão dos pacientes e acompanhantes que se deslocavam de suas cidades e do convívio dos entes queridos por longos períodos por conta do tratamento.
Assim, logo no início da internação, a família recebia o número de celular instalado dentro do urso e enviava mensagens que eram transmitidas ao pressionar a barriga do brinquedo. O projeto conquistou o Leão de Ouro na categoria Mobile, no 61º Cannes Lions Festival Internacional de criatividade em 2014.
No ano passado, em comemoração aos dez ano do lançamento do projeto, o HAC desenvolveu a versão digital e transformou o Elo em NFTs, ou tokens não-fungíveis. Os cards formavam uma coleção exclusiva colecionável, resgatados por doadores, incentivando assim as contribuições.



.jpeg)
.jpeg)

