Doe

Escolas da região fortalecem campanha
“Recicle e Salve Vidas” com doações

3 de dezembro de 2025

Entrega de alunos da EMEF Profª Gláucia Kelli Schiasso, de Pongaí (SP)

O programa “Recicle e Salve Vidas”, do Hospital Amaral Carvalho (HAC), segue mobilizando escolas da região e fortalecendo a conscientização ambiental entre crianças e adolescentes. Por meio das campanhas de arrecadação, os alunos são estimulados a refletir sobre a importância da reciclagem, do consumo consciente e do impacto de pequenas atitudes no meio ambiente e na sociedade. Além disso, exercitam a solidariedade ao colaborar com a doação de materiais recicláveis, que são revertidos em apoio aos pacientes do HAC.

A Escola Estadual Senador Vicente Prado, de Itapuí (SP), arrecadou 110 quilos de tampinhas plásticas. Os alunos dos 6º e 7º anos participaram ativamente ao longo do ano letivo, demonstrando grande envolvimento na iniciativa. A professora Graciela representou a escola ao entregar pessoalmente a doação no hospital.

Na sequência, o Colégio Porto Alvorada, de Jaú (SP), reforçou o engajamento estudantil ao doar 230 quilos de tampinhas plásticas e 47 quilos de lacres de alumínio. A ação foi conduzida pela professora de Geografia, Erlani, com participação dos alunos do 7º ano.

Já a EMEF Profª Gláucia Kelli Schiasso, de Pongaí (SP), se destacou pela expressiva arrecadação de 254 quilos de tampinhas plásticas e 172 quilos de lacres de alumínio. Os alunos do 1º ao 5º ano se engajaram ao longo de meses na campanha, reforçando o papel da educação na formação de cidadãos conscientes e solidários.

“É extremamente gratificante ver como nossas crianças compreenderam o verdadeiro propósito do projeto de reciclagem, em prol do Hospital Amaral Carvalho. Com o apoio e a dedicação das famílias, das crianças e dos funcionários, o resultado foi um verdadeiro sucesso: 426 quilos de muito amor e solidariedade”, comentou Jéssica Aparecida Feltrin Braz, diretora da escola.

O Colégio Conexão, de Jaú (SP), realizou a entrega de 112 quilos de tampinhas plásticas ao HAC. A campanha teve início nas aulas de Educação Ambiental do 9º ano, ministradas pela professora Carolina Albano. Os alunos foram divididos em grupos para desenvolver projetos voltados à melhoria da cidade sob a perspectiva ambiental. Um desses grupos criou a campanha “Tampinhas do Bem”, produzindo cartazes, folders e recipientes para arrecadação (veja as fotos). A mobilização superou as expectativas e resultou em mais de 50 mil tampinhas arrecadadas.

Folder da campanha “Tampinhas do Bem”, do Colégio Conexão

Espaço de arrecadação dos materiais recicláveis

Cartaz desenvolvido pelos alunos do Colégio Conexão

“Agradecemos profundamente às escolas, professores e alunos por todo o esforço e carinho dedicados. Esse gesto solidário não só ajuda o meio ambiente, mas também contribui diretamente para a assistência aos nossos pacientes. É inspirador ver a comunidade unida em prol de um futuro mais sustentável e humano”, concluiu Aline Ometto, supervisora de Sustentabilidade Ambiental do HAC.

Escola Estadual Senador Vicente Prado - Itapuí (SP)

Colégio Porto Alvorada - Jaú (SP)

EMEF Profª Gláucia Kelli Schiasso - Pongaí (SP)

Colégio Conexão - Jaú (SP)

Anexos
tag manager 5