Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária do HAC forma sétima turma
11 de dezembro de 2025
O Hospital Amaral Carvalho (HAC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), concluiu a 7ª edição do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária. Ao longo de todo o ano, 12 mastologistas de todo o Brasil participaram de aulas teóricas e práticas sobre o tema, com os coordenadores e professores do curso, os médicos João Ricardo Auler Paloschi, Ailton Joioso e Maurício Resende. A cerimônia de encerramento e entrega dos certificados foi realizada no último dia 6 de dezembro, no Gaben Hotel em Jaú.
A especialização visa aumentar o número de médicos mastologistas capacitados para realização de oncoplastia e reconstrução mamária em diferentes regiões do País e, desta forma, promover qualidade de vida às pacientes em tratamento oncológico.
“A mama é um símbolo de identificação feminina e, às vezes, a retirada parcial ou integral do seio pode acometer o psicológico da paciente. A oncoplastia, incorporada na rotina do tratamento do câncer de mama, minimiza as deformidades e as agressões físicas e psicológicas que podem ocorrer durante o tratamento, garantindo, além da saúde, excelentes resultados estéticos, bem-estar e autoestima para as mulheres”, comenta o médico mastologista João Ricardo Auler Paloschi.
O curso é oferecido pela Sociedade Brasileira de Mastologia apenas em Jaú, Goiânia e Salvador. As inscrições estão disponíveis no site https://sbmastologia.com.br/cursos/curso-de-oncoplastia-e-reconstrucao-mamaria-da-sbm-em-jau-sp-2026/ até dia 19 de dezembro.
"Para que um programa como este aconteça, é necessário estrutura para um treinamento de alto nível. E o Hospital Amaral Carvalho foi essencial para que a parceria junto a Sociedade Brasileira de Mastologia se estabelecesse, representando um grande avanço na carreira de mastologistas de todo o País”, concluiu Paloschi.
Durante o tempo em que dedicaram ao curso no hospital, foram realizadas 124 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo programa ao longo dos 11 módulos estudados. Agora, os médicos poderão replicar essas técnicas aprendidas no curso em seus hospitais em todo o Brasil, além de estimularem mais profissionais a se capacitarem nessas técnicas.

