11º Fórum da Alegria em Saúde incentiva voluntariado como legado
8 de julho de 2025

A 11ª edição do Fórum da Alegria em Saúde foi realizada nos dias 4 e 5 de julho, com o tema “Vamos Juntos”. O evento é promovido anualmente pelo grupo voluntário Remédicos do Riso, com o apoio do Hospital Amaral Carvalho (HAC).
Nessa edição, o encontro recebeu mais de 200 participantes, representantes de várias cidades da região de Jaú (SP). “É uma satisfação imensa participar desse 11º Fórum da Alegria. Eles semeiam em nossos corações e nós levamos a semente a outras pessoas”, conta Renato Pesquero, do Sopradores de Alegria (Instituto Terra do Rosa). Foi a terceira vez que o grupo vem de Birigui para participar do evento.

“O grupo Remédicos do Riso estimula esses grupos voluntários, para que possam alcançar outras entidades tão necessitadas de apoio psicológico, levando alegria, suavidade e diminuindo as tensões daqueles que mais necessitam”, ressalta Eduardo Piragino, diretor de Apoio Social da Fundação Doutor Amaral Carvalho.
Segundo a psicóloga e psicoterapeuta corporal do Remédicos do Riso, Jenifer Leila Ramos Domingos, o tema escolhido para esse ano – “Vamos Juntos” – foi um convite a todos que desejam servir voluntariamente, seja onde for. “Que possam receber essa sementinha e semear: transformar aquilo que aprendem e aquilo que sentem em uma boa ação. O trabalho voluntário é um trabalho de amor, de alegria e de muita troca. Nós recebemos muito quando abrimos o nosso coração e estamos a serviço do outro.”

A programação contou com oficinas, dinâmicas e palestras que reforçaram a importância de nossas relações, da empatia e do legado que estamos construindo para as próximas gerações. “É um evento preparado sempre com muito carinho”, reforça Rogério Fabre, coordenador do grupo.
Remédicos do Riso
Os palhaços voluntários atuam nas enfermarias do Hospital Amaral Carvalho desde 2001, mas foi em 2009 que o projeto passou a chamar Remédicos do Riso, após reformulação. Hoje, são 45 integrantes, que se revezam em duplas ou trios para realizar, em média, 20 visitas por mês.
“É um orgulho para nós ter esse grupo, já há 24 anos, atuando e trabalhando para os pacientes que estão internados ou ambulatoriais do hospital. Os voluntários trazem alento, alegria, conforto e humanização a esses pacientes que estão sofrendo com o câncer, se tratando e buscando, com esperança, uma cura para a sua doença”, finaliza Piragino.
Confira as fotos do evento






que estamos construindo para as próximas gerações



apresentar sua neta e nova integrante do grupo: a Pingadinha


dos voluntários na recuperação dos pacientes em tratamento oncológico

Tota Rozante, Jenifer Ramos Domingos, Daniela Sancinetti Parra e Jaciane Milani Finato




Marielle Rosa