Doe

Outubro Rosa: programa Pró-Mama fortalece ações de prevenção

 

17 de outubro de 2025

José Roberto Figaro Caldeira, mastologista do HAC, atende pacientes do Pró-Mama

Durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) reforça seu compromisso com a saúde da mulher por meio de ações contínuas e parcerias voltadas ao cuidado e à detecção da doença em estágios iniciais.

É o caso do Pró-Mama, programa de prevenção realizado em parceria com a Prefeitura de Jaú. O serviço atende cerca de 500 pacientes todos os anos, oferecendo consultas e exames que contribuem para a detecção precoce do câncer de mama e aumentam as possibilidades de cura.

Mulheres que apresentem queixas mamárias devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Caso seja sintoma de câncer de mama, o médico realiza o encaminhamento ao mastologista e à investigação inicial no HAC, assegurando um acompanhamento especializado.

 

Outras iniciativas de cuidado

 

O HAC também integra o programa estadual Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, que oferece mamografias gratuitas a mulheres entre 40 e 74 anos, faixa etária recomendada para o exame. A mamografia é considerada padrão ouro no rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, sendo o principal método para detectar alterações antes do aparecimento de sintomas.

Além disso, o Departamento Regional de Saúde (DRS VI) disponibiliza o exame gratuitamente para mulheres da região de Bauru (SP). As pacientes devem procurar as UBS locais, onde o médico avaliará a necessidade do procedimento e, em casos confirmados ou de forte suspeita, fará o encaminhamento adequado.

Com essas iniciativas, o Hospital Amaral Carvalho reafirma seu compromisso em promover o cuidado integral e incentivar a detecção precoce, atitude essencial para salvar vidas, como enfatiza o mastologista João Ricardo Auler Paloschi, do HAC. “Não temos que ter medo do câncer de mama. Temos que nos preocupar em ter câncer de mama avançado. Fazer a detecção precoce de uma doença não é um problema, é uma solução”, conclui.

 

Mastologista João Ricardo Auler Paloschi reforça a importância do diagnóstico precoce
SERVIÇO:

 

Programa Pró-Mama – Mais informações sobre o programa podem ser consultadas pelos telefones (14) 3602-1242 e (14) 3602-1244.

Programa Mulheres de Peito – O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 779 0000. A ligação é gratuita e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Não é necessário pedido médico e o exame deve ser repetido a cada dois anos.

Anexos
tag manager 5