Hospital Amaral Carvalho marca presença na ASH 2024 com estudos inovadores em Hematologia
18 de dezembro de 2024
O Hospital Amaral Carvalho (HAC) se destacou na Reunião Anual da American Society of Hematology (ASH) 2024, maior congresso mundial de hematologia, que reúne os principais especialistas do setor para apresentar e debater os avanços científicos mais recentes na área.
A hematologista do HAC, Maura Ikoma-Colturato, apresentou o trabalho "Padronização multicêntrica de doença residual mínima/mensurável em leucemia mieloide aguda utilizando citometria de fluxo multiparamétrica em um projeto da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO)". O estudo utilizou metodologia desenvolvida pelo Laboratório de Citometria de Fluxo do HAC, publicada em março de 2024, na revista Leukemia Research, e que foi aplicada em outros laboratórios de citometria de fluxo brasileiros, através de projeto da SBTMO, capacitando esses centros para a realização do exame de doença residual mensurável em LMA, que é um exame muito desafiador por sua complexidade. "O estudo demonstrou que a metodologia desenvolvida no Hospital Amaral Carvalho é altamente reprodutível", ressalta a hematologista.
O HAC contou com a participação virtual dos hematologistas Mair de Souza e Ederson de Mattos. A modalidade remota, uma inovação da edição deste ano, possibilitou que profissionais de diversas partes do mundo acompanhassem e contribuíssem para as discussões científicas.
"A participação do HAC na ASH 2024 evidencia o papel de destaque que os especialistas brasileiros vêm conquistando no cenário internacional. Eventos como este são fundamentais para o compartilhamento de conhecimento, a promoção da inovação e o fortalecimento da cooperação global no combate a doenças hematológicas", comenta a hematologista, Maura Ikoma-Colturato.