HAC mantém Programa de Prevenção do Câncer de Boca,
que já é um dos dez mais comuns entre os brasileiros
7 de novembro de 2025
Você sabia que o câncer de boca é um dos dez tipos de câncer mais incidentes no Brasil? De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 15 mil novos casos por ano da doença, que atinge principalmente homens, acima dos 40 anos. Apesar dos altos números, o tumor pode ser diagnosticado precocemente por meio de uma consulta odontológica.
O Hospital Amaral Carvalho mantém o Programa de Prevenção do Câncer de Boca, que oferece atendimento gratuito todas as segundas-feiras (exceto feriados), das 8h às 11h. Pessoas com ferimentos na boca que podem afetar a mucosa, a língua e os lábios e, principalmente, que não cicatrizam após semanas, devem procurar o serviço para avaliação.
“O programa visa avaliar de forma rápida os pacientes com lesões suspeitas na cavidade oral e, se detectado o câncer, iniciar rapidamente o tratamento, evitando opções terapêuticas mais invasivas e com sequelas maiores aos pacientes", comenta o cirurgião-dentista do HAC, Giovane Furlaneto.
Além das lesões, outras anormalidades como caroços ou inchaço na cavidade oral, mau hálito e dor persistente também merecem atenção. A doença está diretamente relacionada ao uso de cigarros, ingestão de bebidas alcoólicas, má higiene da boca e má alimentação. No entanto, a infecção pelo Papiloma Vírus (HPV) tem sido um crescente fator de risco para o desenvolvimento do tumor. “O tipo número dezesseis do HPV é muito associado ao câncer de boca. O principal meio de transmissão do vírus é pela via sexual, por isso, a importância de tomar a vacina e usar preservativo, até mesmo para o sexo oral”, disse Furlaneto.
O cirurgião orienta ainda que a prevenção é manter uma alimentação saudável, bons hábitos, praticar atividades físicas e se proteger do sol com protetor solar e chapéu. A doença, se diagnosticada logo no início, pode ser tratada com cirurgia e tem altas chances de cura. “De toda forma, mesmo sem nenhum sintoma é importante visitar o médico ou dentista pelo menos uma vez ao ano para avaliação clínica”, conclui.
Serviço
Programa de Prevenção do Câncer de Boca – Hospital Amaral Carvalho
Pacientes com lesões na boca ou nos lábios há mais de 30 dias podem procurar o hospital, todas as segundas-feiras (exceto feriados), das 8h às 11h. Entrada pela portaria D – Rua Dona Silveria 150, Chácara Braz Miraglia. É necessário apresentar RG, CPF e Cartão do SUS.
Mais informações pelo telefone (14) 3602-1191.



