De olho nos olhinhos: HAC conscientiza sobre retinoblastoma
19 de setembro de 2025
Por mais um ano, o Hospital Amaral Carvalho participou da campanha "De Olho nos Olhinhos", voltada para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. A iniciativa foi lançada em 2023 pelo St. Jude Hospital, dos Estados Unidos, e pelos jornalistas Diana e Tiago Leifert.
A doença ficou mais conhecida após a filha do casal ser diagnosticada e tratada precocemente. A médica responsável pela Pediatria do Hospital Amaral Carvalho, a oncopediatra Larissa Polis Moreira, destaca que esse é o tumor ocular mais comum em crianças, especialmente naquelas com até cinco anos de idade. “Quando detectado em fases iniciais, as chances de sucesso no tratamento aumento muito. Por esse motivo, é importante que os pais e responsáveis levem seus filhos ao oftalmologista periodicamente, desde o nascimento”, comenta.
Os primeiros sinais e sintomas do retinoblastoma geralmente são percebidos pela família, por isso é necessário ficar atento ao comportamento da criança. “Reflexo branco ou amarelado nos olhos, estrabismo, diminuição de visão, movimentos irregulares ou dor nos olhos, vermelhidão na parte branca dos olhos e cor diferente de cada íris são alguns alertas e precisam ser avaliados por um especialista”, conclui a médica.
No último final de semana, a equipe médica e multidisciplinar do HAC foi até a Praça da República (Jardim de Baixo) para uma ação de orientação para pais e responsáveis. Acompanhados do grupo voluntário Remédicos do Riso, a equipe chamou a atenção de todos que passaram e alertou sobre esse perigoso tipo de câncer.
Lídia Maria Fernandes, que é paciente do Hospital Amaral Carvalho, passou pela praça e aproveitou para receber informações. “Muitas vezes, o tratamento atrasa por falta de informação e conscientização, porque não sabe o que é a doença e assim, demora para procurar ajuda. Então, ações como essa são necessárias para a população se informar e detectar precocemente essa e outras doenças”, comenta. A campanha é reforçada durante todo o mês de setembro.
.jpeg)
.jpeg)
