3/3/2021 - Centro de Combate à COVID-19 está apto a receber pacientes

   O Centro de Combate à COVID-19, espaço proposto pelo Hospital Amaral Carvalho (HAC) para tratamento da doença, já está apto a receber pacientes. Com 29 leitos de enfermaria e dez de semi-intensivo, a unidade hospitalar disponibilizou nesta manhã as vagas para a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Porém, até as 17h30, nenhum paciente ainda havia sido transferido.
   No local, podem ser internados pacientes encaminhados por hospitais das 68 cidades da região que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru. O serviço não presta atendimento direto à população.
   As vagas vão suprir a demanda de municípios com sobrecarga de internação e de acordo com a diretora da DRS Bauru, Doroti Vieira Alves Ferreira, serão preenchidas considerando a proximidade da cidade de domicílio do doente.

Estrutura
   Construído em pouco mais de 20 dias, o Centro conta com serviços de apoio para atendimento integral das necessidades dos pacientes de COVID-19 em estado moderado, como farmácia e raio-X. A estrutura contempla também um tanque de oxigênio líquido com capacidade de cerca de 5 mil metros cúbicos, com saídas em todos os leitos para auxilio respiratório aos pacientes.
   Cento e quarenta funcionários integram as equipes que vão se revezar em quatro plantões para garantir o atendimento 24 horas. Enquanto aguardam a chegada dos pacientes, os profissionais repassam os protocolos e fazem novos testes nos equipamentos, como bombas de infusão, carrinhos de parada e respiradores.
   Na semana passada, as equipes passaram por treinamento e receberam orientações sobre rotinas de enfermagem, paramentação e desparamentação, além de medidas para evitar a transmissão do novo Coronavírus.

Apoio
   O HAC já investiu R$ 4,7 milhões no Centro de Combate à COVID-19. Para ajudar no custeio e manutenção da unidade hospitalar, a Instituição lançou um canal para prestação de contas e arrecadação de doações, o site venceremosjuntos.org.
   Interessados em contribuir podem ligar gratuitamente no telefone 0800-778 8008 ou depositar qualquer valor na conta corrento da Fundação Amaral Carvalho: 
Banco do Brasil (01)
Agência 3369-3
Conta corrente 5801-7
Favorecida - Fundação Doutor Amaral Carvalho
CNPJ 50.753.755/0001-35

Autor: Ariane Urbanetto