26/02/2021 - Hospital Amaral Carvalho entrega Centro de Combate à COVID-19

    O Hospital Amaral Carvalho (HAC) promoveu nesta manhã (26/fev) a cerimônia de início das atividades do Centro de Combate à COVID-19, unidade que irá atender pacientes de Jaú e região acometidos pela doença. A solenidade contou com a presença de membros da diretoria e funcionários da Instituição e autoridades da região.
    Toda a estrutura, de 39 leitos, sendo 29 de enfermaria e dez para tratamento semi-intensivo equipados com ventiladores pulmonares, foi construída durante o mês de fevereiro e estará disponível para receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) nos próximos dias.
    O diretor-superintendente do HAC, Antonio Navarro, ressaltou a importância do Centro para a região. “Nós entendemos que poderíamos ajudar a sociedade diante desse desafio que enfrentamos com a COVID-19. Por isso, o Amaral Carvalho entrega hoje 39 vagas para dar assistência aos pacientes com a doença”, comenta. Navarro ainda agradeceu as equipes que atuaram diariamente para conclusão do projeto. “Em menos de 30 dias, levantamos essa estrutura, com apoio dos colaboradores do hospital e empresas terceirizadas que entenderam a importância desse serviço.”
    Durante a solenidade, o funcionário da manutenção predial do Hospital Amaral Carvalho, Mateus Pereira de Medeiros, e o colaborador Luis Eduardo Martins, da empresa terceirizada Brasil Plac, receberam certificados de agradecimento, representando todos os colaboradores e as mais de 20 empresas que atuaram no local. A cerimônia também lembrou dos profissionais da saúde vítimas da COVID-19 em Jaú e homenageou o técnico de enfermagem da Instituição Ismael Firmino, falecido em maio do ano passado.
    O Prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, destacou a rapidez na montagem da estrutura. “Queria agradecer toda a equipe do Hospital Amaral Carvalho que fez com que isso acontecesse na nossa cidade em tão pouco tempo, mais ou menos 23 dias de trabalho. Será um socorro para nossa cidade.” O padre Celso Buscariolo, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, também esteve presente e fez a bênção no local.
    Ao final do evento e respeitando as orientações de combate ao novo coronavírus, os convidados participaram de visita guiada pela estrutura. “O jauense está de parabéns por ter uma Fundação que pensa na população, olha para a população com carinho e acolhe essa população. É um serviço maravilhoso que a gente está vendo, um presente para nós, da Regional de Saúde, para a Secretaria Estadual de Saúde numa parceria com a Fundação Amaral Carvalho”, avaliou a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, Doroti Vieira Alves Ferreira, em entrevista ao portal Central da Notícia.

Atendimento

Hoje, funcionários terminaram a instalação e configuração dos equipamentos nos quartos de internação. O prédio será desinfectado e dedetizado no final de semana. A unidade foi proposta pela Superintendência da Instituição para auxiliar no combate à COVID-19 na região e desafogar leitos de internação dos serviços de saúde. Os leitos serão destinados para pacientes com sintomas moderados da doença que necessitem de acompanhamento e serão encaminhados pela CROSS.

   “É um hospital referência para COVID que chega pelo sistema CROSS para os 68 municípios da região, mas o que a gente espera é que aqui, a gente consiga atender e dar vazão à demanda de Jaú, principalmente por causa da situação que está a Santa Casa hoje”, explicou a diretora do DRS de Bauru, Doroti Vieira Alves Ferreira. Não haverá pronto atendimento direto à população e nem exame para detecção do vírus no local.

 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Estela Capra