22/6/2016 - Representante do Amaral Carvalho discute sobre registros de câncer em evento do Inca

   Ocorreu entre os dias 14 e 16, o Encontro Técnico de Avaliação das Ações em Vigilância e Registros de Câncer para discutir experiências sobre a ocorrência do câncer no Brasil e a situação da assistência oncológica. O evento realizado pela Divisão de Vigilância e Análise de Situação do Instituto Nacional de Câncer (Inca) reuniu representantes renomados na área e dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) e Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), inclusive os serviços do Hospital Amaral Carvalho.
   De acordo com o coordenador de registros da instituição, Donaldo Veneziano, foi apresentado um panorama da situação brasileira e realizadas dinâmicas em grupo para avaliação das informações. “Pudemos definir estratégias para ampliar a qualidade e atualização dos dados”.
   Durante o Encontro, houve um intenso debate sobre a preparação e indicação de uma minuta de portaria para a implantação e regulamentação do funcionamento dos registros de câncer como ferramenta de vigilância no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Apesar de destacado em várias outras portarias ministeriais, não existe nenhuma que efetivamente defina e regule essa atividade. Temos expectativa de que isso ocorra o quanto antes, proporcionando maior compreensão da importância e necessidade – muitos gestores de políticas públicas em saúde e instituições ainda desconhecem”, afirma.
   Na ocasião, Donaldo expôs a realidade do RHC do Amaral Carvalho e do RCBP de Jaú, implantado em parceria com a Prefeitura Municipal. “Somos referência no assunto, por ser um dos mais atualizados no Brasil e divulgar os resultados em materiais científicos. O nosso RHC possui duas publicações disponíveis e o RCBP, três”, comemora.
   Para o coordenador, essa promoção anual do Inca possibilita interação entre os profissionais de registros de câncer e a pauta de assuntos relevantes. “É uma oportunidade de conhecermos como cada um tem trabalhado e refletirmos para resolver as dificuldades e compartilhar soluções”, conclui.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Fotos: Arquivo pessoal