16/5/2016 - Senado homenageia hospital de câncer que atende SUS com qualidade de setor privado

   O Senado Federal promoverá amanhã, dia 17, às 11 horas, Sessão Especial para homenagear um hospital referência nacional no tratamento oncológico e em transplante de medula óssea que consegue atender pacientes pelo SUS – Sistema Único de Saúde – com padrão de hospital privado.
   Trata-se do Hospital Amaral Carvalho, fundado em 1915, em Jaú, no interior de São Paulo, que hoje é um dos principais hospitais no país especializados no combate ao câncer, e o que mais realiza transplantes de medula óssea entre não aparentados. Em 2015, o hospital prestou atendimento a aproximadamente 75 mil pacientes, sendo 95% pelo SUS.
   A iniciativa da homenagem é da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que destaca a importância do Amaral Carvalho não apenas no tratamento humanizado dos pacientes com câncer, como também na prevenção da doença. Ela salienta que o Programa de prevenção de câncer ginecológico no interior de SP ministrado pelo Hospital em parceria com o governo do Estado e a prefeitura de Jaú é modelo para todo o país.
   O Superintendente do Amaral Carvalho, Dr. Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, informou que o Hospital irá aproveitar a homenagem para realizar uma grande festa de agradecimentos aos parlamentares, ex-parlamentares e personalidades da sociedade que contribuíram, ou contribuem, com a história da entidade.
   “A Fundação Amaral Carvalho instituiu dois títulos distintivos para agradecer e homenagear aqueles que contribuíram com a nossa história: o título Mérito Parlamentar da Saúde e título de Benemérito da Saúde. Ambos têm o objetivo também de divulgar boas práticas de parlamentares e personalidades da sociedade comprometidas com a saúde”, afirmou Antonio Navarro.
   De acordo com o superintendente do Hospital, entre os parlamentares a serem agraciados estão a própria senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que tem destinado a maior parte dos recursos para o Amaral Carvalho construir um Hospital da Mulher, e o senador José Serra (PSDB-SP), ex-ministro da Saúde e atual ministro das Relações Exteriores. Entre os beneméritos se encontram os jornalistas Milton Neves e Carlos Nascimento, o cantor Daniel, o pianista e maestro João Carlos Gandra Martins, e o coordenador do Movimento Voluntários Contra o Câncer, José Eduardo Nadalet.

Voluntários
   Uma caravana com 40 voluntários que prestam assistência a pacientes em tratamento de câncer em Jaú também viaja a Brasília para participar do evento. Essa rede de combate ao câncer foi criada há 20 anos e hoje são mais de 5 mil voluntários espalhados por mais de 100 cidades do Brasil, a maioria no Estado de São Paulo.
   O apresentador esportivo Milton Neves é um ativo colaborador de entidades sociais, entre as quais a Associação dos Voluntários Muzambinhenses no Combate ao Câncer (AVMCC), que mantém duas casas de apoio disponíveis aos pacientes oncológicos e seus familiares. Uma na própria Muzambinho e outra em Jaú, sede do centenário Hospital Amaral Carvalho.