14/9/2015 - Terapia Ocupacional do Amaral Carvalho aplica técnica Reiki

   Essencial durante o tratamento oncológico, o serviço de Terapia Ocupacional promove a reinserção do paciente em seu cotidiano, profissional ou pessoal, que muitas vezes é rompido quando se depara com a doença. Entre as atividades desenvolvidas para resgatar as habilidades e bem-estar, a equipe do Hospital Amaral Carvalho aplica, desde 2014, o método Reiki, aos pacientes que estão dispostos a receber esse acompanhamento.
   A coordenadora da Terapia Ocupacional, Marcia Pengo, relata que hoje a equipe conta com duas profissionais com formação da técnica. “Entre os pacientes que participaram da novidade estão alguns da Terapia da Dor, que apresentam angustia e medo, além dos pós-transplantados de medula óssea com sequelas neurológica”, relata.
   Com atendimento individual, a aplicação da técnica objetiva a redução dos efeitos colaterais e melhora geral dos sentimentos que afligem o paciente em determinados momentos do tratamento. “Alívio, relaxamento, paz. A prática contínua proporciona ótimos resultados”, afirma Marcia.
   Mas a profissional ressalta: o Reiki ou outras técnicas desse tipo não devem substituir o tratamento, seja quimioterapia ou radioterapia. “Comprovadamente trazem benefício aos praticantes, mas não são terapias alternativas e sim complementares ao método terapêutico”.



Atividade objetiva a redução dos efeitos colaterais e melhora geral dos sentimentos que afligem o paciente em determinados momentos do tratamento oncológico

Autor: Ariane Urbanetto / Foto: Beatriz Milanez