Programa de Prevenção do Melanoma

   Mantido pelo Hospital Amaral Carvalho desde 2007, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaú, o Programa de Prevenção do Melanoma tem como principal objetivo alertar a população sobre os fatores de risco para desenvolver o câncer de pele e informar sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença.
   Diariamente, uma equipe do programa realiza orientação à comunidade em diferentes postos de saúde de Jaú e no Instituto de Prevenção, no próprio hospital. As profissionais distribuem folders explicativos, ensinam a população a fazer o autoexame da pele e o que é uma lesão suspeita de melanoma.
   Neste Programa é utilizada a dermatoscopia (método especial de diagnóstico de melanoma obtido através de análise de padrões dos nevos com a luz polarizada - fotografia em alta resolução das lesões suspeitas que podem ser enviadas para o médico especialista, na hora). O recurso facilitou a detecção precoce, pois, quando uma lesão suspeita é detectada, a equipe encaminha o paciente ao Amaral Carvalho para avaliação médica.
   Desde 2011, o hospital realiza campanha de prevenção do câncer do tipo melanoma, destinada ao público infantil. Intitulado Programa de Prevenção do Melanoma – Sol amigo da criança, o projeto partiu da organização a fim de prevenir e informar cada vez mais cedo a população a respeito da doença, mobilizando a comunidade à detecção precoce. Tratam-se de aulas semanais às crianças, abrangendo todas as escolas do município.

Serviço
Rua Rui Barbosa, 374 - Jaú - SP
Telefone: (14) 3602-1241
Atendimendo de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 16h30, e aos sábados, das 7h às 12h30.