Multidisciplinar

   O departamento de Fisioterapia do Hospital Amaral Carvalho surgiu com o atendimento exclusivo a mulheres mastectomizadas, há mais de 20 anos, e se estendeu a todos os ambulatórios e enfermarias da instituição.
   A fisioterapia oncológica tem como objetivo prevenir e tratar sequelas motoras ou respiratórias, decorrentes de patologia de base ou do tratamento. O trabalho inicia de forma preventiva, portanto, o paciente é encaminhado ao serviço desde que recebe o diagnóstico.
   O acompanhamento a pacientes internados pode ser solicitado quando houver alteração diagnosticada na função respiratória ou motora. Depois do pedido, uma avaliação fisioterapêutica é realizada para traçar o plano de trabalho e o indivíduo será acompanhado diariamente até receber a alta hospitalar. Se houver necessidade, o tratamento se estenderá durante o atendimento ambulatorial.
   Os ótimos resultados do setor advém do tratamento humanizado de uma equipe multiprofissional que agrega várias disciplinas na busca de um objetivo final.