Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

Bariátrica

   Em meados de 2010, foi implantado no Hospital Amaral Carvalho o serviço de Cirurgia Bariátrica. Localizado no Ambulatório de Cirurgia Tóracoabdominal, o setor atende pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) a partir de 35kg/m2 que apresentem pelo menos duas comorbidades, como diabete, hipertensão e artropatias, relacionadas à obesidade (tendo falhado o tratamento clínico prévio em um período de pelo menos dois anos).
   O processo resulta em uma completa mudança na vida do paciente obeso, oferecendo suporte cirúrgico, clínico, psicológico e nutricional permanente. A cirurgia plástica restauradora ocorre após dois anos da operação e estabilização da perda de peso.
   Considerado referência pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-Bauru), o serviço de Cirurgia Bariátrica abrange 62 municípios do Estado de São Paulo. O sistema está ligado a Unidades Básicas de Saúde dos municípios da região, que fazem a triagem inicial, referendando pacientes que se enquadram na indicação cirúrgica para a DRS-Bauru, e a partir desta, é feito o encaminhamento ao Amaral Carvalho.
   A equipe multidisciplinar é composta por médicos, cirurgiões, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e profissionais da área odontológica para a reabilitação oral pré-operatória, procedimento desenvolvido no hospital em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) – Bauru.
   A constante evolução do setor é resultado do contato do corpo clínico com instituições universitárias de grande respeito científico, tais como a USP Bauru e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para desenvolvimento de pesquisas na área de obesidade mórbida, que origina em um aprimoramento do trabalho e produção de publicações em revistas científicas internacionais.

Horários de atendimento do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica
Segunda a quinta-feira, das 6h30 às 17h
Sexta-feira, das 6h30 às 16h30