Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) foi instituída no Hospital Amaral Carvalho em 2008. Regulamentada pela Portaria nº 905/GM/MS de 16 de agosto de 2000, é obrigatória nos hospitais públicos, privados e filantrópicos que apresentam capacidade superior a 80 leitos.

Tem como funções:
- Detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos no hospital;
- Viabilizar diagnóstico de morte encefálica, conforme resolução do Conselho Federal de Medicina nº. 1480/97;
- Criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação de córneas e outros tecidos;
- Articular-se com a CNCDO (Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos) do Estado respectivo para organizar o processo de doação e captação de órgãos e tecidos;
- Responsabilizar-se pela educação continuada dos funcionários da instituição sobre os aspectos da doação e transplantes de órgãos e tecidos;
- Articular-se com todas as unidades de diagnósticos necessários para atender aos casos de possível doação e capacitar, em conjunto com a Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO) e o Sistema Nacional de Transplantes, os funcionários do estabelecimento hospitalar para a adequada entrevista familiar de solicitação e doação de órgãos e tecidos.

A equipe é constituída por médicos e enfermeiros que oferecem cobertura prática de 24 horas por dia, em escala de plantão.

Reuniões são realizadas mensalmente para discutir sobre o desempenho do serviço prestado.

Em virtude do perfil do HAC que trata de pacientes oncológicos e apresenta baixa taxa de diagnóstico por morte encefálica, 100% das captações realizadas na instituição são de córneas.


Contato
cihdott.sara@amaralcarvalho.org.br