2/6/2015 - Reunião discute diretrizes para realização de transplantes de medula óssea

   Nos dias 22 e 23, ocorreu em Búzios, RJ, a III Reunião da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) de Diretrizes Brasileiras em Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas, para definição do consenso de protocolos terapêuticos em Transplante de Medula Óssea (TMO) a todos os serviços do Brasil.
   Estiveram presentes no evento que tem edição a cada dois anos, cerca de 60 profissionais, entre eles, especialistas do Hospital Amaral Carvalho (HAC), referência nacional na realização de transplantes de medula óssea: a infectologista Clarisse Martins Machado coordenou apresentação de propostas sobre diagnóstico e tratamento de infecções em TMO; os hematologistas Vergílio Antonio Rensi Colturato, Mair Pedro de Souza e Maura Rosane Valério Ikoma, participaram do debate dos protocolos para “Leucemia Linfóide Aguda” e de “Doenças do Enxerto Contra Hospedeiro Aguda (DECHA) X Doenças do Enxerto Contra Hospedeiro Crônica (DECHC)”.
   Responsável pelo serviço de transplante do HAC, Vergílio foi também moderador das mesas sobre  Pediatria e DXCHA X DECHC. “É muito importante poder participar e contribuir com esse evento. Como resultado é feita uma publicação onde todas as patologias abordadas pelo TMO são relacionadas e a conduta de cada uma delas é atualizada”, complementa.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Fotos: Arquivo pessoal