Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

12/5/2015 - Funcionários do Hospital Amaral Carvalho praticam ginástica laboral

Atividades previnem e minimizam efeitos do trabalho repetitivo

Trabalhar a adequação postural, alongamento, bombeamento sanguíneo dos braços, retorno venoso das pernas e a compensação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas operacionais diárias: essas são funções da ginástica laboral hospitalar, atividade que teve início no Hospital Amaral Carvalho (HAC) há mais de cinco anos, no setor Telemarketing, e em 2014, se estendeu a outros departamentos.

Maria Luiza de Paula Brandão, fisioterapeuta responsável por desenvolver ginástica laboral no HAC, explica que por meio de exercícios específicos realizados no próprio local de trabalho, a atividade contribui de forma preventiva e terapêutica, sem causar cansaço, já que são movimentos de curta duração. “Os benefícios são inúmeros para a saúde do trabalhador, além de promover a motivação, fazendo com que o funcionário se sinta mais disposto”.

A influência positiva na qualidade de vida é evidente. “As pausas destinadas à prática do exercício físico reduzem os sintomas de distúrbios osteomoleculares (causados, em sua maioria, por esforços repetitivos), melhora as relações interpessoais e diminui o estresse físico e mental”, afirma a profissional.

Rotina
A fisioterapeuta percorre os setores do HAC para orientar os funcionários sobre exercícios que devem ser repetidos pelo menos uma vez ao dia. “São atividades leves aplicadas aos grupos musculares mais acometidos, de acordo com o trabalho realizado”, conta Maria Luiza.  

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Portal Fehosp

URL: http://migre.me/pR75M