01/03/2013 - Primeira edição do Desafio Solidário reúne centenas de pessoas em prol do HAC e Casa Ronald McDonald Jahu

   No último sábado, centenas de pessoas passaram pelos arredores do Lago do Silvério, em Jahu, para prestigiar ou participar das provas do 1º Desafio Solidário, evento esportivo promovido pelo Vila Real Hotel em prol do Hospital Amaral Carvalho (HAC) e da Casa Ronald McDonald Jahu.
   A movimentação teve início à tarde, quando o professor Renan Turini ministrou um simpósio técnico com dicas de como vencer o desafio e cuidados com subidas e descidas. Em seguida, os participantes do desafio tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conversar com o atleta olímpico Diamantino dos Santos e o professor de atletismo de Jahu, José Roberto de Jesus.
   Às 18h, o grupo de voluntários da Fundação Amaral Carvalho (FAC), Remédicos do Riso conduziu uma caminhada em torno do Lago do Silvério, para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e do trabalho voluntário. Equipes dos Programas de Prevenção do Melanoma e Câncer de Boca e da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) da FAC também participaram do evento com um estande de orientação gratuita à população.
   A corrida, dividida nas provas 5 km e 10 km (categorias feminino e masculino), e 5 km para atletas com necessidades especiais, teve largada às 19h30. Ao todo, 250 participaram.

Doação
   Rodrigo Massoni, idealizador do evento, conta que na retirada dos kits, os atletas deveriam doar um brinquedo novo. “Além dos inscritos, recebemos doação de brinquedos de pessoas que quiseram colaborar, mesmo sem participar das provas, e conseguimos arrecadar 400 itens, que foram entregues na manhã do domingo (24) à Casa Ronald McDonald Jahu”, conta.
   O diretor de Planejamento e Controle da FAC e presidente da Casa Ronald McDonald Jahu, José Antonio Barata de Almeida Bueno e a coordenadora do local, Aline Spuri, receberam a doação, que foi entregue pelo organizador do evento e os atletas vencedores de cada categoria.
   Barata afirma que os itens doados também serão disponibilizados à Pediatria do Hospital Amaral Carvalho e ressalta a importância da ação em prol da instituição e da Casa Ronald McDonald Jahu.


 

Autor: Ariane Urbanetto