11/5/2015 - Profissional do HAC é medalhista em campeonatos de tênis de mesa

    A mesa de tênis de mesa no pátio da escola onde cursou o ensino médio despertou sua paixão pelo esporte. Os alunos brincavam durante os intervalos e ela se saía muito bem, o que a motivou a praticar por 15 anos ininterruptamente, até que precisou parar por um tempo, em virtude dos compromissos pessoais e profissionais. Neste ano, a infectologista do Hospital Amaral Carvalho (HAC), dra. Brígida Aparecida Rosa dos Reis, retomou os treinos e a participação em campeonatos, acumulando vitórias, medalhas e alegrias. 
   A médica já participou de muitas competições: tem mais de 70 medalhas e 10 troféus, resultado de sua dedicação e prazer em jogar tênis de mesa. O treino é conciliado com a rotina de trabalho em dois hospitais, além da atenção à família e amigos. “São cinco horas e meia de treino toda semana”, afirma.

Benefícios
   A prática do tênis de mesa, de acordo com a dra. Brígida, traz inúmeros benefícios. “É considerado um dos esportes mais completos por desenvolver fortemente a capacidade física e mental dos seus atletas”.
   Integram a lista de vantagens ao físico a resistência, velocidade, queima calórica e coordenação motora. Para a mente, o esporte auxilia na concentração, velocidade de raciocínio e controle emocional, entre outros.
   E as vantagens não param por aí. O tênis de mesa tem aspecto social relevante, pois promove a vivência em coletividade, o que reflete positivamente no desempenho escolar e atividades profissionais. “Apesar de ser um esporte individual, durante os treinos é desenvolvido o senso de equipe com interação entre os adultos, jovens e crianças, incentivando o respeito, o companheirismo, a disciplina e principalmente, ética”, explica a profissional do HAC e complementa:  “Na equipe de Jaú, temos atletas de 6 a 60 anos de idade, além dos portadores de necessidades especiais como cadeirantes, Síndrome de Down e deficiência neurológica”.

Conquistas
   Entre títulos conquistados e experiência obtida na participação em torneios esportivos, dra. Brígida destaca os eventos que considera mais importantes: Copa Brasil, Campeonato Brasileiro, Jogos Regionais, Jogos Abertos e Liga Paulista. “Neste ano fui 3º lugar da primeira etapa da Copa Brasil, em Piracicaba, e 2º lugar na segunda etapa, em Manaus”, relata.
   Para ela, o maior êxito é com relação ao seu relacionamento com seus filhos, João e André, também mesatenistas. “Passamos várias horas jogando em casa, em vez de ficarmos em frente ao computador ou televisão”, comenta.

Preparação
   Entre os dias 27 e 31 de maio, ocorre no Rio de Janeiro o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. “Já estou me preparando e espero novamente conseguir subir no pódio”, conta dra. Brígida.
   Os colegas de trabalho no HAC estão na torcida. “Acompanhamos a participação da dra. Brígida nos eventos esportivos e sabemos de seu empenho e realização em jogar tênis de mesa. Desejamos boa sorte no Rio de Janeiro”, disse a farmacêutica Marlene Pereira, da equipe de Gerência de Risco e Segurança na Saúde.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Copa Brasil Norte- Nordeste – Centro-Oeste – abril de 2015 em Manaus – Am

    Copa Brasil Norte- Nordeste – Centro-Oeste – abril de 2015 em Manaus – Am

  • Copa Brasil Norte- Nordeste- Centro Oeste abril de 2015 em Manaus – categoria veterano 5 (50 a 54 anos) feminino

    Copa Brasil Norte- Nordeste- Centro Oeste abril de 2015 em Manaus – categor...

  • Copa Brasil Sul Sudeste- março 2015 em Piracicaba – rating I feminino

    Copa Brasil Sul Sudeste- março 2015 em Piracicaba – rating I feminino

  • Copa Brasil Sul Sudeste março de 2015 em Piracicaba – Categoria Veterano 5 (50 a 54 anos)

    Copa Brasil Sul Sudeste março de 2015 em Piracicaba – Categoria Veterano 5...

  • Liga Paulista de Tênis de Mesa em Piracicaba 4ª etapa em Piracicaba abril de 2015

    Liga Paulista de Tênis de Mesa em Piracicaba 4ª etapa em Piracicaba abril d...

Autor: Ariane Urbanetto / Foto: Divulgação