28/4/2015 - Programa de Prevenção do Melanoma comemora sucesso de evento esportivo

    No sábado (25), o Hospital Amaral Carvalho (HAC) promoveu a 1ª Corrida da Prevenção do Câncer: iniciativa do Programa de Prevenção do Melanoma, o evento esportivo contou com apoio dos demais programas de prevenção da instituição e reuniu aproximadamente 500 pessoas no centro de Jaú, SP.
    A prova teve trajeto de cinco quilômetros, com tempo mínimo de 17 minutos (1º colocado) e máximo de 44 minutos (veja classificação geral masculina e feminina). Com o objetivo de divulgar a importância da prevenção dos diferentes tipos de câncer e do diagnóstico precoce, a corrida de rua teve 250 inscritos, entre eles, médicos, funcionários, voluntários e ex-pacientes do HAC.
   Uma das organizadoras, a enfermeira Carla Turini conta que 90% dos inscritos correram. “Além de atletas e corredores amadores que prestigiaram o evento e se juntaram ao grupo, mesmo sem inscrição”, ressalta.
   João Francisco Veríssimo (51), de Boracéia, foi um dos participantes. Há mais de 10 anos, passou por tratamento na instituição. Ele lembra que descobriu por acaso um melanoma e foi encaminhado para Jaú. “Tinha uma mancha na pele, há muito tempo, e achava que não era nada. Um dia, quando fui doar sangue, na triagem comentei sobre a marca e de imediato me disseram para procurar um especialista”, relata.
   Depois do tratamento, João afirma ter mudado seus hábitos. “Cuido melhor da minha pele, me protegendo sempre do sol e também melhorei minha alimentação”. Ele já praticava corrida antes de descobrir a doença, mas conta que a atividade do último sábado foi especial. “Já participei de outras corridas, mas achei muito interessante uma corrida pela prevenção. Acredito que deva continuar e mobilizar cada vez mais pessoas para essa causa”, disse.

Atrações
   No ponto de largada e chegada, os participantes e a população em geral puderam aferir a pressão, nas barracas da Santa Farma Manipulação e dos alunos da faculdade de enfermagem de Jaú; calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC) com os alunos da faculdade de educação física de Jaú; conhecer produtos e exposição de animais do Hospital Veterinário Araújo; conferir a coleção de prevenção do câncer de mama da loja de roupas Hering Jaú; e receber orientações dos Programas de Prevenção do Câncer Ginecológico, de Mama e Melanoma, do HAC. Após a corrida, houve sorteio de brindes entre os participantes.    
   “Contratamos os serviços especializados da A3 Sport e Corpus Eventos, fundamentais para o sucesso do evento, que foi muito bem organizado. Também foi muito importante o apoio da Prefeitura Municipal de Jaú e da imprensa da cidade e região, que nos ajudou a divulgar a ação”, afirma a enfermeira.
   A 1ª Corrida da Prevenção do Câncer teve patrocínio das empresas: Clínica Oncológica, Fiat Milazzo, Furlanetti Supermercados, Soumeq, Hering, Hospital Veterinário Araújo, Camisetas By Elise, Jaú Serve Supermercados, Unimed Regional de Jaú, Colchões Ortigoza, Santa Farma Manipulação, Mimos e Festas, Episol, restaurante Kaisho e Quitinetes da Danny.


Membros da equipe organizadora e participantes do evento


A prova teve trajeto de cinco quilômetros, com tempo mínimo de 17 minutos (1º colocado) e máximo de 44 minutos

Veja mais fotos: http://migre.me/pQsFw

DocumentoTamanhoTipo
Classificação geral masculina44.57 KBpdf
Classificação geral feminina36.33 KBpdf

Autor: Ariane Urbanetto / Foto: Divulgação