20/4/2015 - Hemonúcleo Regional de Jaú pede doações de sangue

Unidade prevê baixa do número de doações em virtude do feriado

O Hemonúcleo Regional de Jaú, do Hospital Amaral Carvalho, faz apelo à população para doação de sangue. A unidade conta com a solidariedade de doadores voluntários para manter o estoque de hemocomponentes abastecido no final de semana prolongado.
O coordenador médico, Marcos Mauad, explica que o número de doações tende a diminuir em virtude da data. “Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para viajar e festejar, e acabam deixando de vir doar”, ressalta.
Também nesses casos, o médico afirma ser importante manter o estoque de segurança para atendimento de urgências e emergências, como acidentes de trânsito.

Expediente
Além da coleta diária de doações de sangue, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, a unidade funciona aos sábados, das 7h30 às 12h. “Por isso, pedimos para quem não pode vir até o Hemonúcleo durante a semana, que venha doar no final de semana para colaborar conosco”, solicita Mauad.

O hemocentro não terá expediente terça-feira (21), mas a coleta será feita normalmente na segunda-feira (20) e retorna na quarta-feira (22).

Requisitos
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde e descanso, bem alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos antes da doação), pesar no mínimo 50 kg e seguir alguns requisitos como:

- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Não estar utilizando determinados medicamentos;
- Não estar resfriado ou com gripe;
- Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
- Não estar grávida ou amamentando.
Menores, a partir dos 16 anos, podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. Pessoas com idade entre 65 e 69 anos só podem efetuar a doação se já doaram antes dos 60 anos. Todos devem apresentar documento oficial com foto. Mais informações sobre a doação: http://migre.me/pt3IM.

O Hemonúcleo
Com mais de 20 anos de atuação, o Hemonúcleo Regional de Jaú distribui hemocomponentes para 11 hospitais de nove cidades da microrregião de Jaú. Entre eles está o Hospital Amaral Carvalho, que é o que mais utiliza bolsas de sangue. Referência no tratamento oncológico, o Hospital do Câncer de Jaú mantém um dos maiores serviços de Transplante de Medula Óssea (TMO) do País.

Serviço
Hemonúcleo Regional de Jaú – Hospital Amaral Carvalho
Rua Dona Silvéria, 150 – Jaú, SP
Tel. (14) 3602-1355.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Portal Sis Saúde

URL: http://migre.me/pzKPV