21/05/2013 - Fórum lança campanha de doação de sangue em parceria com o Hemonúcleo Regional de Jaú

   Em visita do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori ao Fórum de Jahu, no último dia 17, foi lançada oficilmente campanha de doação de sangue em prol do Hemonúcleo Regional de Jaú.
   A apresentação do desembargador integrou o projeto Administração Participativa, iniciativa que visa aumentar a eficiência do Judiciário paulista. Satori expôs os objetivos alcançados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e as metas que pretende atingir neste ano. Na ocasião, estiveram presentes representates do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Poderes Executivo e Legislativo, Polícias Civil e Militar, entidades da comarca e servidores das Circunscrições Judiciárias de Botucatu, Avaré, Ourinhos e Bauru.
   Ao final da participação do desembargador, a Juíza de Direito do Fórum de Jahu, Paula Maria Castro Ribeiro Bressan encerrou as atividades com o lançamento oficial da campanha de doação de sangue em parceria com o Hemonúcleo Regional de Jaú, que ocorrerá no dia 25 de junho. A ação terá início às 13h, e serão coletadas doações de sangue dos servidores do Fórum de Jahu.
   O diretor Superintendente da Fundação Hospital Amaral Carvalho, Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro, acompanhado da coordenadora Jurídica da instituição, Viviane Hanshkov e do diretor Técnico e de Medicina e Saúde, Jayme de Oliveira e Sousa Junior, participou do lançamento. Ele explica que o Hemonúcleo necessita constantemente de bolsas de sangue em caráter de urgência, pois atende 11 hospitais de Jahu e região. “A reposição do estoque da unidade só é possível pelo ato de solidariedade que é a doação de sangue. Portanto, apreciamos a parceria com os servidores do Fórum de Jahu, e convidamos a população para ir ao Hemonúcleo e colaborar também.”

SAIBA MAIS
   Existente desde 1994, o Hemonúcleo Regional de Jaú já recebeu cerca de 30 mil doadores. Contudo, esse é um dos hemocentros que está sempre com estoque no limite mínimo. A unidade, que atende Jahu, Barra Bonita, Brotas, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Bariri, Bocaina, Itapuí, Igaraçu do Tietê e Torrinha, recebe em média 30 doações por dia, mas são necessárias 60 doações diárias para regularização do banco de sangue.
   O caráter constante de urgência para captação de sangue no Hemonúcleo se dá em virtude da demanda: entre os 11 hospitais que atende está o Hospital Amaral Carvalho (HAC), que é o que mais utiliza bolsas de sangue. Referência no tratamento oncológico, o hospital possui um dos maiores serviços de Transplante de Medula Óssea (TMO) do País.

   Para doar é preciso
   - Estar em boas condições de saúde e descanso;
   - Ter entre 16 e 67 anos (Menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. Maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
   - Pesar no mínimo 50 kg;
   - Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
   - Apresentar documento oficial de identidade com foto;
   - Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
   - Não estar utilizando medicamentos;
   - Não estar resfriado ou com gripe;
   - Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
   - Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
   - Não estar grávida ou amamentando.

Serviço
   Hemonúcleo Regional de Jahu - Hospital Amaral Carvalho
   Rua Dona Silvéria, 150 – Jahu, SP
   Tel. (14) 3602-1356
   Horário de atendimento
   Segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 16h30.
   Quartas-feiras, das 7h30 às 20h.
   Sábados, das 7h30 às 12h.

Membros da diretoria do HAC, no lançamento da campanha
 

Autor: Ariane Urbanetto