18/2/2015 - Risologistas visitam o Hospital Amaral Carvalho e realizam oficina com voluntários da instituição

    Passos leves, tom de voz suave, poucas trapalhadas e muito bom humor. Assim foi a passagem da dupla de palhaços do grupo Risologistas Doutores do Riso, de Curitiba (PR), ao Hospital Amaral Carvalho (HAC), na tarde do dia 11. A visita, intermediada pelo Espaço Cultural Amaral Carvalho (Ecac) começou pelo Centro de Apoio ao Paciente e se estendeu às recepções e corredores do hospital.
   Os integrantes do grupo que acredita na simplicidade do palhaço, mostraram que a sutileza faz toda a diferença. Entre olhares curiosos dos pacientes e seus acompanhantes, a atração provocou muitos sorrisos, e o repertório de músicas antigas emocionou os que esperavam pelo atendimento no Hospital do Câncer de Jaú.

Oficina
   À noite, o fundador do Risologistas, Alfredo Cruz, ministrou a Oficina Riso do Coração para voluntários culturais do HAC, colaboradores do Ecac e integrantes do Remédicos do Riso. O encontro proporcionou uma reflexão sobre o “ser palhaço” e como é possível utilizar a linguagem do clown para promover mudanças positivas em um indivíduo ou grupo de pessoas.
   Na ocasião, Alfredo, que com o nariz vermelho é o Doutor Santa Rita, falou sobre o posicionamento dos Risologistas e a função do palhaço no contexto hospitalar. Além do bate-papo descontraído e cheio de conhecimentos, improvisação foi o foco da oficina, que teve muitas dinâmicas.
   Um dos coordenadores do Remédicos do Riso, Rogério Fabre, participou da oficina junto com outros membros do grupo e afirma ter sido uma troca de experiências. “Pudemos compartilhar um pouco do nosso trabalho voluntário e enriquecer nossa bagagem cultural com as dicas. Certamente levaremos esse aprendizado aos demais integrantes do Remédicos, às nossas atuações e para o nosso próprio dia a dia”.

Ecac
   O Espaço Cultural Amaral Carvalho é a entidade da Fundação Amaral Carvalho voltada ao desenvolvimento cultural e social dos pacientes e acompanhantes. A equipe providenciou todos os detalhes: desde o contato com o grupo, organização da visita e acompanhamento, e convite aos participantes da oficina.
   A coordenadora do Ecac, Rachel Cesarino de Moraes Navarro, relata que a apresentação no HAC e o workshop possibilitaram momentos de extrema alegria e acompanhamento psicossocial. “Os integrantes do Risologistas reavivaram em cada um de nós a motivação para atividades como exercitar a dedicação, apoio e conforto aos pacientes e seus acompanhantes.
   Além de fortalecer as atividades culturais promovidas pelo Ecac, de acordo com Rachel, os benefícios da visita ainda estão atuando dentro de cada participante. “Estamos abertos a sempre receber visitantes como estes, abnegados na dedicação ao próximo. Bem-vindos Risologistas Doutores do Riso, venham sempre que puderem, adoramos a visita de todos vocês”.

Confira mais fotos: http://migre.me/oEZ8S

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto