15/1/2015 - Alimentação saudável garante bem-estar no verão

   Para manter uma boa saúde e disposição neste verão, a nutricionista clínica do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Gabriela Kraft, dá dicas de como se alimentar: o que ingerir e o que evitar para ter o sistema digestivo em bom funcionamento e saciar a fome.

   Eliminar do cardápio alimentos gordurosos e industrializados, trocar carboidratos simples (pães, massas de farinha branca e arroz branco) por alimentos integrais que saciam a fome e evitam a prisão de ventre, e diminuir o sal das preparações são essenciais para uma boa alimentação. “Aumente os temperos naturais como manjericão, salsinha, cebolinha, alho, cebola, limão, etc”, exemplifica a nutricionista.

   A hidratação do corpo também deve ter atenção especial. É necessário ingerir pelo menos dez copos de 200 ml de água filtrada por dia, de acordo com Gabriela. “Complemente com outros líquidos naturais como água de coco, chás gelados e a boa sugestão é a água saborizada (água com fatias de limão, conservada por um dia em recipiente tampado na geladeira). Evite refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas”, ressalta.

   A profissional explica que nas refeições o ideal é optar por carnes brancas ou vermelhas, sem gordura e que sejam assadas, grelhadas ou cozidas. Legumes, verduras e frutas também são fundamentais. “São alimentos hipocalóricos que ajudam a manter a silhueta e a suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais, ofertando disposição para o dia a dia, e têm fibras, que por sua vez auxiliam no processo de saciedade e no funcionamento intestinal”, reforça.

   Gabriela orienta a fracionar a alimentação diversas vezes no dia, em poucas quantidades de três em três horas, para que o corpo absorva os nutrientes essenciais. “E se der vontade de comer um doce, aposte em picolés de frutas, frutas secas e vitaminados de frutas”, completa.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Site Jaú Mais

URL: http://migre.me/o9Hl0