6/1/2015 - Hospital do Câncer de Jaú abre agenda de prevenção do melanoma e do câncer ginecológico para 2015

   Com cem anos de atuação, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) visa o bem-estar e promoção da saúde, e mantém programas de prevenção do câncer, que quando detectado precocemente apresenta maiores chances de cura e realização de tratamentos menos agressivos.
   Desde 1994, o Hospital do Câncer de Jaú orienta a população local e regional sobre a prevenção e detecção precoce do câncer ginecológico. Ao longo dos anos, criou ainda os programas de prevenção do melanoma, câncer de próstata, de mama e de boca, atendendo milhares de pessoas.
   O atendimento realizado na sede do HAC e em postos de saúde, visa identificar doenças oncológicas e conscientizar a comunidade durante todo o ano. Nesta segunda-feira, os Programas de Prevenção do Melanoma e do Câncer Ginecológico iniciaram as atividades de 2015 nas unidades de saúde da família de Jaú.
   Em alerta às lesões suspeitas causadas pela exposição intensa ao sol, a equipe de enfermagem do Programa de Prevenção do Melanoma ensina o autoexame e distribui folders explicativos no PAS São Benedito até o dia 30 de janeiro.
   A técnica de enfermagem Helen Nicolini explica que entre as medidas de prevenção ao melanoma — tipo de câncer de pele mais agressivo — está a proteção do sol. “É importante aplicar e reaplicar protetor solar, mesmo em dias nublados, e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h”, comenta.
   O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico orienta as mulheres de Jaú e região até o 30 de janeiro, no Ambulatório de Especialidades (NGA-25). Além do esclarecimento de dúvidas, a equipe de enfermagem realiza coleta de Papanicolaou, para detecção do câncer de colo do útero. Aquelas que apresentam alterações nos exames, são encaminhadas para o Ambulatório de Ginecologia Preventiva do HAC para complementação diagnóstica e tratamento.
   As orientações nos postos de saúde são realizadas de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h30. As equipes atendem também em posto fixo, no HAC, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e aos sábados, das 8h às 12h30. Mais informações pelo telefone (14) 3602-1241.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Portal Fator Brasil

URL: http://migre.me/o2wvd