12/12/2014 - Colaboradores do HAC concluem pós-graduação em Gestão em Saúde

   Nove colaboradores do Hospital Amaral Carvalho concluíram neste mês pós-graduação em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (Unesp) – ensino à distância. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) tinham o objetivo de agregar conhecimentos e buscar alternativas construtivas para melhorias no setor da saúde.
   O tema do TCC de Juliana Carrara, do Laboratório Clínico, surgiu pela necessidade de um trabalho educacional constante pré e pós-implantação da NR-32 em ambientes hospitalares. “Foi concluído que é encontrada certa resistência pelos trabalhadores, pois, muitas vezes, não há compreensão do que está sendo implantado”.
   Iris Mariana Boaretti, do Faturamento de Convênios e Particulares, concluiu que o atual cenário dos hospitais filantrópicos depara-se com uma crescente crise financeira e sugeriu em seu trabalho a necessidade de uma nova visão de gestão, “a fim de aplicar as contribuições do planejamento estratégico situacional para a proposição e discussão de práticas estratégicas viáveis e resolutivas”.
   A ideia do TCC de Camila Zanon Martins, assistente de controladoria, surgiu com o intuito de conhecer, caracterizar a Política Nacional de Atenção Oncológica na Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero de modo a identificar o seu real funcionamento, barreiras e falhas. “Para que a Política Nacional de Atenção Oncológica tenha eficácia, qualidade e produza resultados, é vital que os profissionais de saúde e gestores conheçam bem o seu papel e atuem com responsabilidade e sensibilidade”.
   O TCC da enfermeira Telma Batistim foi sobre a comunicação entre pacientes e familiares no setor de Cuidados Paliativos. “Concluí que não é uma tarefa fácil e não há uma maneira correta de ser realizada, mas uma informação dita com clareza, educação, sinceridade e gestos de carinho possibilitam que uma má noticia se torne uma conversa com clareza sem impactos traumatizantes”.
   O assistente de faturamento Alexandre Pavan decidiu o tema após os protestos médicos realizados em 2013, contra os planos de saúde e o programa Mais Médicos. “A tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) remunera muito mal, mas os médicos assalariados recebem, de forma geral, os mesmos vencimentos em qualquer parte do país, ou seja, uma melhor distribuição de médicos pelo país passa obrigatoriamente pela infraestrutura, para só depois, discutir o tema remuneração”.
   O tecnólogo em radiologia Paulo Lourenço conta que o objetivo de seu trabalho era explicar porque alguns hospitais possuem mais equipamentos que outros, para realizar radioterapia. “A conclusão foi que o SUS precisa aumentar e criar mais códigos de procedimentos para a radioterapia, pois assim, os centros de tratamento poderão tratar seus pacientes com toda a tecnologia que o serviço dispõe, beneficiando não só o paciente, como também o serviço de radioterapia, que poderá investir mais em novas tecnologias de tratamento”.
   A recepcionista Fernanda Toniati decidiu o tema do TCC por lidar com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) no cotidiano e considerá-lo uma ferramenta essencial para a agilidade no atendimento ao paciente. “Pude concluir que as vantagens do PEP no atendimento e na gestão hospitalar referem-se à redução no tempo de atendimento e nos custos, pois possibilita maior legibilidade, segurança nos dados, integração com outros sistemas de informação, assistência as pesquisas e facilidade na elaboração de relatórios e na organização dos dados”.
   Gilberto Pinheiro, enfermeiro auditor, realizou uma pesquisa para saber se existem programas públicos de saúde voltados ao tratamento da depressão nos idosos. “A doença está inclusa nas pesquisas que investiguei, mas está junto de programas que tratam do diabetes, hipertensão, entre outros. Não existem programas específicos”.
   A enfermeira auditora Rosemeire Silva explica que seu estudo evidenciou a importância do enfermeiro avaliar os registros de sua equipe e planejar suas atividades, visando evitar glosas de contas hospitalares. “A auditoria de enfermagem surge como um processo necessário dentro da filosofia da gestão da qualidade total, para promover o controle permanente de todos os passos do processo de atenção ao usuário, para a melhora do atendimento”.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Juliana Carrara, há dezoito anos no HAC, apresentou o trabalho “Implantação da Norma regulamentadora NR-32 em Ambiente Hospitalar e Educação Continuada Pós-Implantação: Uma Revisão Literária”

    Juliana Carrara, há dezoito anos no HAC, apresentou o trabalho “Implantaç...

  • Iris Mariana Boaretti, há quinze anos no HAC, apresentou o trabalho “A aplicação do Planejamento Estratégico nos hospitais filantrópicos”

    Iris Mariana Boaretti, há quinze anos no HAC, apresentou o trabalho “A apl...

  • Camila Zanon Martins, há quinze anos no HAC, apresentou o trabalho “A Política Nacional de Atenção Oncológica na Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero”

    Camila Zanon Martins, há quinze anos no HAC, apresentou o trabalho “A Pol...

  • Telma Batistim, há onze anos no HAC, apresentou o trabalho “Comunicação com pacientes e familiares em cuidados paliativos: Revisão integrativa da literatura”

    Telma Batistim, há onze anos no HAC, apresentou o trabalho “Comunicação ...

  • Alexandre Pavan, há dez anos no HAC, apresentou o trabalho “Remuneração Médica e Plano de Carreira no Brasil”

    Alexandre Pavan, há dez anos no HAC, apresentou o trabalho “Remuneração ...

  • Paulo Lourenço, há nove anos no HAC, apresentou o trabalho “Radioterapia e o SUS, Um Enfoque Realista”

    Paulo Lourenço, há nove anos no HAC, apresentou o trabalho “Radioterapia ...

  • Fernanda Toniati, há oito anos no HAC, apresentou o trabalho

    Fernanda Toniati, há oito anos no HAC, apresentou o trabalho "Abordagem sobr...

  • Gilberto Pinheiro, há oito anos no HAC, apresentou o trabalho “Avaliação de Programa voltado para tratamento da depressão senil: revisão bibliográfica”

    Gilberto Pinheiro, há oito anos no HAC, apresentou o trabalho “Avaliação...

  • Rosemeire Silva, há seis anos no HAC, apresentou o trabalho “Auditoria de enfermagem: impacto dos registros das equipes de enfermagem sobre as contas hospitalares”

    Rosemeire Silva, há seis anos no HAC, apresentou o trabalho “Auditoria de ...

Autor: Bruno Furlanetti