26/11/2014 - Evento homenageia voluntários do Hospital Amaral Carvalho

   Mais de duas mil pessoas participaram do 18º Encontro dos Grupos Voluntários de Combate ao Câncer, promovido pelo Hospital Amaral Carvalho (HAC) e a Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec), no último sábado. A festa foi uma homenagem das instituições aos que dedicam parte de seu tempo para ajudar os pacientes carentes em tratamento no Hospital do Câncer de Jaú.
   De acordo com o diretor Superintendente do HAC e presidente da Febec, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, ainda hoje, no Estado de São Paulo que é o mais desenvolvido do País, há um índice de abandono do tratamento de câncer em torno de 18%. “No Hospital do Câncer de Jaú o percentual de pacientes que desistem do tratamento é zero e o índice de cura e sobrevida aumentou”.
   O diretor explica que essa conquista se deve ao trabalho voluntário. “Não há como combater o câncer se não houver uma estrutura de apoio social, na qual os voluntários são imprescindíveis, pois oferecem aos pacientes alimentação adequada, transporte e apoio emocional, por exemplo, o que faz com que respondam melhor ao tratamento”, relata.

Confraternização
   Membros do voluntariado de mais de 75 cidades, a maioria do Estado de São Paulo, festejaram a 18º edição do encontro anual, onde puderam trocar experiências e compartilhar histórias.
   Todo ano, as ligas de combate ao câncer que completam 10 e 15 anos de atuação recebem certificado. Além disso, o oncologista clínico do HAC, Valfredo Budin foi homenageado pelos mais de 40 anos dedicados à instituição. Receberam homenagens também o motorista de ambulância de Torrinha, Elias Eli dos Santos e a voluntária de Brotas, Vanda Elena Checo de Azevedo.
   Com o tema humanização, o evento contou com palestras sobre prevenção do câncer infantojuvenil e de próstata, e apresentação especial sobre o projeto da ala pediátrica, Ursinho Elo.
   Neste ano, três grandes atrações musicais animaram o encontro: logo pela manhã, o showman Ricardo Bombarda cantou músicas de Roberto Carlos e Jorge Ben Jor entre outras de um repertório variado; em seguida, o violeiro Junior Hartung encantou a todos com sucessos sertanejos de raiz; mas surpresa foi o cantor Jerry Adriani, que comemora 50 anos de carreira e realizou uma apresentação muito especial. Na ocasião, o artista afirmou ser uma honra participar do evento que prestigiou os voluntários e parabenizou a todos pelo importante trabalho que realizam.
   O prefeito de Jaú Rafael Agostini, o deputado federal Milton Monti e o deputado estadual Pedro Tobias prestigiaram o evento e elogiaram o trabalho desenvolvido pelo Hospital Amaral Carvalho e, especialmente, pelos voluntários espalhados por todo o País.
   Navarro ressalta que o evento além da confraternização, é uma oportunidade de mostrar as atividades desenvolvidas pelos voluntários e assim, agregar pessoas à luta contra o câncer.

   Confira mais fotos no Flickr: http://migre.me/n7eLy

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • O showman Ricardo Bombarda

    O showman Ricardo Bombarda

  • O violeiro Junior Hartung

    O violeiro Junior Hartung

  • O diretor de Ação Social, Eduardo Tadeu Guedes Piragino, o urologista Renato Prado Costa e o diretor Presidente do HAC Alcindo Storti

    O diretor de Ação Social, Eduardo Tadeu Guedes Piragino, o urologista Renat...

  • O ex-paciente do HAC, Theo, com seus pais

    O ex-paciente do HAC, Theo, com seus pais

  • A atração surpresa foi o cantor Jerry Adriani

    A atração surpresa foi o cantor Jerry Adriani

Autor: Ariane Urbanetto / Foto: Ana Carolina Candelaria