18/11/2014 - Entidade Anna Marcelina de Carvalho suspende arrecadação de cabelos

   O Hospital Amaral Carvalho (HAC), há 20 anos mantém um grupo de voluntárias que oferece apoio aos pacientes oncológicos carentes que residem em Jaú e passam por tratamento na instituição. A Entidade Anna Marcelina de Carvalho conta com mais de 200 voluntárias que desenvolvem atividades em benefício dos doentes.
   Para complementar o tratamento, além de prover produtos de higiene, alimentos e, quando necessário, medicamentos que não são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo oferece apoio psicossocial aos pacientes e seus familiares. Entre essas ações está o empréstimo de perucas, que é possível graças à colaboração da população que doa cabelos para a confecção dos itens.
   De acordo com a presidente da entidade, Mariza Fadini Ramos, no último ano, o grupo recebeu inúmeras doações de cabelos, especialmente por conta de movimentos pelas redes sociais. “Toda semana chega uma doação de cabelos. Fizemos parceria com uma loja especializada em Jaú: entregamos as madeixas que recebemos, eles confeccionam as perucas e nos vendem por preço simbólico”, afirma.
   Sem vínculo com qualquer projeto para arrecadação de cabelos, a Entidade Anna Marcelina de Carvalho recebe diariamente mensagens e ligações de pessoas de todo o Estado de São Paulo, querendo colaborar. Como o volume de doações é grande, o grupo precisou suspender o recebimento desse tipo de doação. “Agradecemos a cada um pela vontade de ajudar ao próximo, mas, por hora, as perucas que temos atendem as necessidades dos pacientes cadastrados”, esclarece Mariza.
   A presidente conta que o grupo recebe doações de lenços e gorros, que são mais procurados pelos pacientes. Interessados em colaborar com a Entidade Anna Marcelina de Carvalho podem enviar e-mail para annamarcelina@amaralcarvalho.org.br ou entrar em contato pelo telefone (14) 3621-3064, de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h, e das 12h30 às 17h, de sexta-feira, até as 16h30.

Autor: Ariane Urbanetto