14/11/2013 - Colaboradores do HAC participam de Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais

   Entre os dias 14 e 18 de outubro, a coordenadora de Assistência Social do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Vanessa de Moraes e a assistente social da instituição, Máira Pereira de Oliveira, prestigiaram o 14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que ocorreu em Águas de Lindóia, SP.
   Mais de 3 mil assistentes sociais participaram do evento que teve como tema os impactos da crise do capital nas políticas sociais e no trabalho do assistente social. De acordo com Vanessa, pessoas de nomes importantes do Serviço Social em suas diversas áreas de atuação integraram a programação. “Foi uma oportunidade de participarmos de discussões pertinentes ao trabalho do assistente social para promover melhorias no nosso atendimento aos pacientes do HAC e seus acompanhantes.”
   A coordenadora destacou as palestras específicas de saúde, que abordaram as novas demandas do assistente social nessa área, os fóruns regionais em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a inserção do serviço social nas residências multiprofissionais em saúde. “O Congresso nos proporcionou aprendizado, reciclagem e motivação. Pudemos discutir nossa realidade com profissionais de outras instituições e de diferentes regiões, para trazer coisas novas para o nosso dia a dia.”
   Em apoio aos movimentos populares e a liberdade em todas as suas formas, a organização do Congresso promoveu um ato público na cidade. Vanessa conta que os participantes foram às ruas carregando bandeiras políticas da profissão, entre elas, sobre a luta pela efetivação do SUS em sua totalidade e com qualidade, e a luta pela garantia dos direitos sociais já conquistados.
 

Autor: Ariane Urbanetto