13/11/2014 - Vereador de Ibitinga visita setor de RHC do Hospital Amaral Carvalho

   Na manhã de 6 de novembro, o setor de Registro Hospitalar de Câncer (RHC), do Hospital Amaral Carvalho (HAC), recebeu a visita do vereador Osias Soares de Oliveira, de Ibitinga. O coordenador de registros Donaldo Botelho Veneziano o recebeu para apresentar dados sobre os pacientes da cidade tratados no HAC.
Segundo o vereador, existe uma perspectiva na cidade de que é grande o número de habitantes com câncer e que este número tem aumentado nos últimos anos. De acordo com Donaldo, entre o período de 2000 a 2012, o RHC-HAC registrou 1.420 casos novos de câncer de pacientes residentes em Ibitinga, que não haviam recebido nenhum tratamento oncológico prévio, o que equivale a uma média de 109 pacientes por ano. “Os dados da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), que coordena os Registros Hospitalares de Câncer no Estado de São Paulo e administra a base de dados estadual dos casos de câncer, apontam 1.521 casos no mesmo período, ou seja, 117 pacientes por ano. Portanto, o HAC registra mais de 93% dos casos de câncer atendidos pelos centros de referência do estado de São Paulo”.
   Donaldo também explicou que é possível verificar um aumento no número de casos por ano, em Ibitinga, porém, este cenário não representa, necessariamente, um aumento na incidência de câncer no município e sim apenas os pacientes portadores de câncer residentes na cidade que foram atendidos em nosso hospital. Outros portadores de câncer podem e provavelmente foram atendidos em outros serviços médicos. Para uma análise mais precisa, seria necessário haver na cidade, um registro semelhante ao Registro de Câncer de Base Populacional de Jahu (RCBP-JAhu), que registra todos os casos de câncer de residentes na cidade, tratados ou não no HAC e é coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
   Osias agradeceu a oportunidade de realizar a visita e parabenizou o setor de RHC do Hospital do Câncer de Jaú, pelos serviços prestados.

Autor: Bruno Furlanetti