19/11/2013 - HAC marca presença em congresso de voluntários e instituições de apoio à criança e adolescente com câncer

   A coordenadora de assistência social do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Vanessa de Moraes, participou do XVIII Congresso Nacional de Voluntários e Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (Convocc), que ocorreu em Fortaleza, CE, de 27 a 30 de outubro. O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) em parceria com a Associação Peter Pan, e contou com a presença de cerca de 350 pessoas.
   Vanessa explica que o ponto mais relevante do evento foi a discussão para que o governo Federal reconheça novembro como o mês de combate ao câncer infantojuvenil, como uma alerta à população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Durante o Congresso, uma caminhada simbolizou o lançamento oficial da primeira campanha “Novembro Dourado”.
   A cor adotada, de acordo com Vanessa, foi esclarecida durante o evento. “O amarelo dourado, como foi chamado, indica que devemos ficar atentos aos sintomas e sinais do câncer infantojuvenil; a importância das nossas crianças para o futuro do País e que o tratamento da doença não deve ter limite financeiro e ser um tratamento de ouro para que se alcance a marca de 80% de chances de cura em todo o Brasil e não apenas nos grandes centros especializados.”
   A coordenadora conta que além de integração entre as diversas instituições de atenção e tratamento de crianças e adolescentes com câncer, durante o Congresso foi realizada a avaliação do McDia Feliz 2013, a maior campanha nacional pela cura do câncer infantojuvenil.
 

Autor: Ariane Urbanetto