19/11/2013 - Coordenador de registros do HAC participa de conferência internacional

   Entre os dias 22 e 24 de outubro, em Buenos Aires, Argentina, ocorreu a 35ª Conferência da Associação Internacional de Registros de Câncer. Com edições anuais e sede em diferentes países, neste ano o evento foi organizado pelo Instituto Nacional de Câncer da Argentina, Registro de Câncer de Baia Blanca, International Association of Cancer Registries (IACR) e International Agency for Research on Cancer (IARC), e contou com a participação de mais de 200 profissionais de todo o mundo.
   A importância dos Registros de Câncer na avaliação dos fatores de risco do câncer e na qualidade do atendimento foi uma das principais questões abordadas. O coordenador de Registros do setor de Registros do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Donaldo Botelho Veneziano, prestigiou o evento e apresentou oralmente trabalho com o tema “A importância do Registro Hospitalar de Câncer do  Hospital Amaral Carvalho para o Registro de Câncer de Base Populacional de Jahu”.
   No trabalho elaborado por colaboradores do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do HAC e do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP) de Jahu, foram destacados três indicadores utilizados para avaliar a qualidade dos registros de câncer, comparando-os entre o RCBP- Jahu, o RHC do HAC e outros 19 RCBPs brasileiros, no período de 2000 a 2010.

Registros do HAC
   O RHC do Hospital Amaral Carvalho registra informações específicas de todos os pacientes atendidos na instituição e com diagnóstico confirmado de câncer. Atualmente, registra em média 6 mil casos novos de câncer  por ano, provenientes de vários municípios do Brasil.
   O RCBP Jahu registra também informações específicas de todos os pacientes residentes em Jahu e que tiveram um diagnóstico confirmado de câncer. Foi implantado na cidade em 2006, por meio de convênio de colaboração entre a Prefeitura Municipal de Jahu e a Fundação Amaral Carvalho. A principal fonte de informação para o RCBP-Jahu é o RHC.
 

Autor: Ariane Urbanetto