21/11/2013 - Hospital Amaral Carvalho orienta colaboradores para prestarem melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde

   Entre os meses de junho e outubro, colaboradores do Hospital Amaral Carvalho (HAC) de diferentes setores receberam orientações sobre a recepção e auxílio aos pacientes e seus acompanhantes. O objetivo do treinamento foi padronizar e personalizar o atendimento nos serviços prestados pelo hospital.
   De acordo com Eneida Stefanoni, uma das organizadoras do curso, o atendimento cortês e atencioso demonstra o respeito e acolhimento aos pacientes e seus familiares que sentem mais confiança no trabalho realizado pela instituição.
   Seguindo os moldes do Núcleo de Educação Continuada do HAC, o curso teve 11 grupos, com aulas semanais pelo período de oito semanas cada turma: mais de 300 colaboradores participaram do treinamento.
   Além de uma breve apresentação sobre a história da Fundação Hospital Amaral Carvalho, os encontros abordaram temas como acolhimento, a importância de cada função na prestação dos serviços de saúde, inteligência emocional, comunicação, vestuário e maquiagem adequados para o trabalho, entre outros. As aulas foram ministradas por profissionais da própria instituição das áreas de enfermagem,  serviço social, psicologia e setores administrativos.
   O treinamento, segundo Eneida, proporcionou momentos de reflexão e incentivo à prática do atendimento com qualidade, o que impacta positivamente no acolhimento do paciente e no dia-a-dia do funcionário. “Além disso, buscamos estimular o trabalho em equipe e a troca de experiências para resolver situações cotidianas e estreitar os laços entre funcionário e instituição.”
 

Autor: Ariane Urbanetto