07/10/2014 - PARCEIROS: Casa Ronald McDonald Jahu promove ações em comemoração ao dia das crianças

  


   A Casa Ronald McDonald Jahu, que recebe crianças e adolescentes em tratamento de câncer e seus acompanhantes, promove neste mês de outubro atividades especiais para seus pequenos hóspedes para comemorar o Dia das Crianças. Hospedadas na casa localizada no bairro de Vila Assis, durante o tratamento no Hospital Amaral Carvalho (HAC), as crianças da Casa Ronald McDonald Jahu participaram ontem (6) de uma festa preparada especialmente para elas por voluntários de Barra Bonita, com direito a desfile de fantasias e personagens.
   O evento foi realizado com doações da alimentação, das fantasias e da recreação da festa. Além da atividade na casa, as crianças hospedadas farão uma visita especial ao Museu da TAM, em São Carlos. “Apesar de tudo o que a Casa oferece, as crianças sentem falta de atividades ligadas à vida infantil. Desta forma, conseguimos contribuir para que elas estejam um pouco mais inseridas em atividades lúdicas, ajudando a diminuir o peso que a doença tem na vida deles e suprindo a ausência da rotina”, declara Paula Nobre, gerente da Casa Ronald McDonald Jahu.
   No mundo existem atualmente 320 Casas Ronald McDonald, em 31 países. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que promove a saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. A unidade de Jahu é a sexta do país e somada às já existentes no Rio de Janeiro, Santo André, São Paulo-Moema, Campinas e Belém.
   Com a licença para operar como Casa Ronald McDonald, a instituição faz parte de uma rede mundial, tendo oportunidade de conhecer novas práticas e trocar experiências com unidades de vários países. Para o presidente da Associação Casa de Apoio Infantil Maria Augusta do Amaral Cesarino, José Antonio Barata de Almeida Bueno, trata-se de uma mudança significativa e fundamental para toda a região. “Oferecer acolhimento, conforto e apoio tanto para os pequenos pacientes como para seus familiares, vai fazer a diferença no tratamento e na vida destas pessoas. Com a Casa Ronald McDonald Jahu, temos a certeza de que estamos concretizando um projeto transformador”, declara.
Jahu, referência nacional
   A Casa Ronald McDonald Jahu, em parceria com o Hospital Amaral Carvalho (HAC) administrado pela Fundação Amaral Carvalho, vai reforçar a cidade uma importante referência no tratamento do câncer infantojuvenil. O hospital recebe pacientes de cidades da região e também de outras localidades mais distantes. “O Hospital é centro de referência nacional no que se refere ao transplante de medula óssea e recebemos pacientes de outros Estados, além das cidades vizinhas, como Araraquara”, ressalta Marcos Mauad, hematologista do Hospital Amaral Carvalho.

15 anos do Instituto Ronald McDonald
   O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Com 15 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. Desde 1999, R$100 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, e foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. Cerca de 2,8 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 15 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Fotos: Ana Carolina Candelaria