07/10/2014 - Ligas de Combate ao Câncer organizam encontro de voluntários

   Dia 27 de setembro ocorreu o 53º Encontro Regional de Voluntários no Combate ao Câncer, em Lins. O evento reuniu aproximadamente 200 voluntárias, de 15 cidades da região, que fazem parte das Ligas de Combate ao Câncer, criadas e coordenadas pelo Hospital Amaral Carvalho.
   A abertura do evento foi feita pelo prefeito de Lins, Edgar de Souza e pela coordenadora do Grupo Linense de Combate ao Câncer, Sonia Aparecida Zambom Santana. Também foram apresentadas duas palestras, uma sobre higienização, com o médico infectologista João Gabriel Soares de Campos e Silva e outra sobre cuidados com pacientes de quimioterapia, com a enfermeira Josiane Cristina Di Pieri.
   Representantes das ligas de cada cidade que participou do evento debateram sobre as conquistadas alcançadas e também sobre as dificuldades encontradas. Além disso, foi servido um almoço para os presentes, para confraternização.
   O coordenador das Ligas de Combate ao Câncer, José Eduardo Nadalet, explica que as Ligas auxiliam os pacientes, através de alimentação básica e complementar, auxílio social, agilização nos exames, aquisição de medicamentos e visitas domiciliares. “Desde 1997, são realizados encontros regionais dos voluntários, em diferentes cidades, pois acreditamos que seja importante compartilhar as experiências”, completa.
   Desde 1996, o Hospital Amaral Carvalho criou e mantém 104 Ligas de Combate ao Câncer, sendo 101 no Estado de São Paulo, duas no Mato Grosso do Sul e uma em Minas Gerais. Com aproximadamente 4.500 voluntárias, a finalidade das Ligas é auxiliar os pacientes com câncer em seus municípios.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Bruno Furlanetti / Fotos: Divulgação