25/09/2014 - SP Onco promove reflexão sobre atuação integrada em oncologia

   Centenas de profissionais da área de oncologia participaram do primeiro Simpósio Paulista de Oncologia- SP Onco, que ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento foi uma organização do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) em parceria com hospitais que compõem o Comitê Estadual de Referência em Oncologia do Estado de São Paulo, entre eles, o Hospital Amaral Carvalho (HAC).
   Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da atuação integrada no tratamento de câncer, o Simpósio contou com sessões plenárias e multidisciplinares sobre diferentes assuntos dentro  do tema oncologia. Médicos e membros das equipes multidisciplinares do Hospital do Câncer de Jaú apresentaram palestras e discussão de casos nos dois dias de evento.
   Na cerimônia de abertura, o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip apoiou a iniciativa e afirmou ser muito importante para o avanço na especialidade. Ele comentou ainda sobre os desafios da saúde pública no Brasil, dos investimentos nas redes integradas e em profissionais da área.
   A diretora de Desenvolvimento em Saúde do HAC, Cristina Moro, acompanhou o Simpósio e a afirmou ser um movimento em benefício da saúde pública em oncologia. “Hospitais de referência, como  o Hospital do Câncer de Jaú, se reuniram para buscar melhorias e trocar experiências sobre o tratamento oncológico. O tema na primeira edição, chama a atenção para a necessidade de promover um atendimento multidisciplinar, envolvendo aspectos psicológicos, nutricionais e assistência social, por exemplo.”

Pré- Simpósio
   No dia 17, foi realizado no Icesp o evento pré-simpósio, com apresentações de profissionais de equipes multidisciplinares dos hospitais que compõem a Rede Estadual de Referência em Oncologia.
   Psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e enfermeira do HAC apresentaram palestras sobre o trabalho que desenvolvem na instituição. Dentre os assuntos abordados, o projeto de humanização da ala pediátrica da instituição, o Usinho Elo, foi destaque.

   Confira mais fotos no Flickr: http://migre.me/lRBKe

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto