25/08/2014 - Hospital Amaral Carvalho doa lenços e gorros para pacientes

   A queda dos cabelos é um dos efeitos colaterais de alguns tipos de quimioterapia utilizadas no tratamento de câncer, de acordo com cada caso. Mesmo sabendo que os cabelos voltam a crescer em poucos meses, perder as madeixas é um momento delicado para os pacientes e que merece atenção e cuidados.
   O couro cabeludo fica mais sensível quando exposto, por isso é importante sempre protegê-lo do sol e do frio. Entre as recomendações, estão a aplicação de protetor solar ou o uso de chapéus, gorros e lenços.
   No Hospital Amaral Carvalho (HAC), o serviço de assistência social repassa aos pacientes as doações de lenços e toucas de lã que recebem da população. “Nem todos gostam de usar perucas, por exemplo, preferem lenços e toucas, que também protegem do frio”, explica a coordenadora do Serviço Social, Vanessa de Moraes.
   Os acessórios, de acordo com a profissional, elevam a autoestima dos pacientes. “Os gorros podem ser trocados com frequência e até serem usados em combinação com as roupas. O mesmo ocorre com os lenços, que têm cores e estampas diferentes, e vários tipos de amarração.”
   Também no Instituto Amaral Carvalho, em Bauru, as doações de toucas são entregues aos pacientes da unidade. “Recebemos há alguns meses uma doação de gorros confeccionados por um grupo de senhoras da igreja Capela Senhora da Penha, da cidade. Uma parte foi doada aos pacientes do Instituto, e as demais, encaminhadas ao HAC”, relata a encarregada administrativa Camila Garcia.
   Os pacientes podem procurar o Serviço Social ou as assistentes sociais nas enfermarias do Hospital Amaral Carvalho e solicitar os acessórios. Pessoas interessadas em doar lenços, gorros ou chapéus, podem entrar em contato com o serviço pelo telefone (14) 3602-1343 ou entregar os itens no endereço Rua Dona Silvéria, 150 – Jaú, SP.
 

Autor: Ariane Urbanetto / Foto: Divulgação