Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

08/08/2014 - Psico-oncologia é tema de palestra de profissional do Hospital Amaral Carvalho

   Entre os dias 4 e 6 de agosto, ocorreu o V Congresso de Física Médica (ConFiMe) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Instituto de Física Gleb Wataghin. O evento direcionado a estudantes e profissionais das área física e física médica, teve como objetivo a divulgação da importância da atividade científica e sua inserção na vida moderna.
   Temas como radioterapia, radiologia, medicina nuclear e biologia do câncer foram abordados nas palestras que possibilitaram o esclarecimento de dúvidas e troca de conhecimentos.
   A psicóloga do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Viviane Clemente Totina, ministrou palestra sobre psico-oncologia, no dia 6. Em sua apresentação, falou sobre o atendimento psicológico aos pacientes em tratamento de câncer na instituição que é referência nacional.
   A profissional ressaltou a importância da humanização no atendimento ao paciente com câncer. “Olhar para o indivíduo e não só para a doença, buscar saber quem é aquela pessoa, qual sua historia de vida e lidar com o adoecer são alguns dos aspectos que o psicólogo deve observar para desenvolver adequadamente seu trabalho”, disse.
   Psico-oncologia pediátrica também foi assunto da palestra. Viviane explicou como é feita a abordagem das crianças e adolescentes com câncer no Hospital Amaral Carvalho e sobre o projeto de humanização da ala pediátrica, o Ursinho Elo. “Os participantes se emocionaram com o vídeo que mostra a reação das crianças ao receberem mensagens dos amigos e familiares pelo ursinho. Eles também interagiram e participaram com perguntas, foi bastante produtivo e, de alguma forma, espero ter colaborado com a formação desses estudantes, para que sejam profissionais e atuem com foco na humanização”, completa.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • A psicóloga do HAC, Viviane Clemente Totina e membros da comissão organizadora do V ConFiMe, da Unicamp

    A psicóloga do HAC, Viviane Clemente Totina e membros da comissão organizad...

Autor: Ariane Urbanetto