17/07/2020 - Hemonúcleo reforça pedidos de doação no inverno

O Hemonúcleo Regional de Jaú solicita apoio da população para manter os estoques de sangue e plaquetas. A unidade, que atende mais de dez hospitais da região, já observa queda no número de doações nos primeiros meses de 2020.

Segundo o coordenador do Hemonúcleo, Marcos Mauad, é comum as doações caírem durante o inverno. “Nessa época, aumenta a incidência de gripes e resfriados, fator que impossibilita a doação. É necessário estar saudável para doar. No entanto, nesse ano, temos ainda o desafio provocado por conta da pandemia do Coronavírus”, comenta.

De acordo com levantamento do Hemonúcleo, de janeiro a junho de 2020 foram 6.481 doações, 25% a menos do que o registrado no mesmo período no ano anterior, quando foram 8.700 doações.

Desde o início dos casos no País, em fevereiro, a unidade adotou medidas para garantir a segurança dos doadores como disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos e distanciamento dos assentos na sala de espera. Além disso, há entrada alternativa para que os doadores não precisem transitar pelo hospital. O uso de máscaras é obrigatório no espaço.
Para controlar o fluxo de pessoas e evitar aglomerações, a equipe adotou também o agendamento de doações, que pode ser feito pelos telefones (14) 3602-1355 e (14) 3602-1356.

“Temos uma alta demanda de bolsas e é necessário ter o sangue pronto para uso, em estoque. Da coleta até o material pronto, são necessários dois dias. No entanto, o paciente não pode esperar. Por isso, é importante manter a frequência dos doadores”, explica Mauad.

 

Serviço
Hemonúcleo Regional de Jaú
Rua Dona Silvéria, 150 – Jaú/SP
Agendamento: (14) 3602-1355 ou (14) 3602-1356

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h e no sábado das 7h30 às 12h.

 

Tem dúvidas sobre os requisitos para doação? Acesse o link: http://www.amaralcarvalho.org.br/amaralcarvalho/pt/medicinasaude-especialidade-doacaosangue/visualizar/codmedicinasaude_especialidade_doacaosangue/4/doacao-de-sangue.html

 

Autor: Estela Capra