29/06/2020 - Triagem do HAC auxilia na seguridade de pacientes e funcionários

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) está empenhado, desde o início da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil, em proteger seus pacientes e funcionários. Desde março, a unidade iniciou o serviço de triagem para medir temperatura e avaliar sinais gripais de todos que passam pelo hospital.

De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Educação Continuada (NEC) do HAC, ao longo desses três meses, mais de 60 mil avaliações foram realizadas pela equipe de triagem. Não são contabilizados pacientes do Transplante de Medula Óssea, da Pediatria e pacientes do setor de convênios e particulares, que passam por triagem própria independente. No momento, a triagem é realizada na entrada B, acesso pela Rua Victor Burjato,150.

O paciente Valdir Leme vem todos os dias de Itapuí para atendimento na radioterapia do HAC e conta que se sente mais seguro com essa medida.

“Tem que ter mesmo, é para minha segurança. E é bem rápido, não atrapalha meu atendimento, muito pelo contrário, só contribui”.

Além da aferição de temperatura e sinais gripais, a equipe de triagem avalia se o paciente está fazendo uso correto da máscara – cobrindo nariz e boca – e orienta sobre a lavagem das mãos e higienização com álcool em gel. 

“Com este serviço, auxiliamos a seguridade do profissional e paciente ao transitar dentro do hospital, minimizando risco de contaminação”, ressalta a enfermeira do NEC, Daniela da Silva Navarro. Ela explica que, caso a equipe observe algum sinal alterado, como febre ou sintoma de gripe, o paciente é submetido à avaliação do médico do pronto-atendimento de plantão. Neste período, 25 pessoas passaram por atendimento médico.

Autor: Estela Capra