15/05/2020 - Pandemia ressalta importância do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares. A data, criada em 2008, reforça a importância do setor, muitas vezes desconhecido pela população. Embora o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) atue durante todo o ano no Hospital Amaral Carvalho, momentos como este, com a pandemia do Coronavírus (COVID-19), confirmam seu trabalho e sua importância. Por conta do novo vírus, o SCIH estabeleceu uma série de medidas de prevenção e reforçou as orientações relacionadas à higiene das mãos para evitar o contágio e transmissão da doença.
De acordo com o infectologista do HAC e coordenador do SCIH, João Gabriel Soares, neste ano, a data deve ser comemorada de maneira especial. “Talvez em nenhum outro momento, os serviços tenham enfrentado desafio tão difícil quanto esse de pandemia do Coronavírus, que coloca à prova o engajamento da equipe em proteger funcionários e pacientes”.
No setor, atuam médicos infectologistas, enfermeira, farmacêutica e escriturária para vigilância dos pacientes e desenvolvimento de ações visando a prevenção ou redução da incidência de infecções. “Podemos destacar que as infecções hospitalares são causas conhecidas de morbimortalidade, levando por exemplo, ao prolongamento no período de internação”, comenta a infectologista Priscila Paulin. 
O serviço é responsável por padronizar medidas de prevenção de infecção, desenvolver treinamentos, monitorar a limpeza hospitalar, verificar o controle de vetores e pragas, água e ar e controlar a dispensação de antibióticos.
“A data é importante para que possamos refletir sobre o impacto das infecções hospitalares em nossos serviços de saúde e busquemos sempre combater estes inimigos invisíveis sem nunca esquecer que nosso foco é o paciente”, comenta a enfermeira Ana Paula Fernandes.

Ações
Durante todo o mês de maio, equipe do SCIH do Hospital Amaral Carvalho está percorrendo diferentes setores para orientar pacientes, acompanhantes e funcionários sobre a higiene correta das mãos. O treinamento ocorre em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado no dia 5 de maio, e porque o hábito é a principal maneira de evitar que bactérias e vírus, como o Coronavírus, entrem em contato com o organismo. 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Equipe do SCIH formada pelo médico infectologista João Paulo Vasconcelos Poli, a enfermeira Ana Paula Fernandes, a farmacêutica Adriana Trentino, a escriturária Thaís Telles de Lima e a infectologista Priscila Paulin

    Equipe do SCIH formada pelo médico infectologista João Paulo Vasconcelos Po...

Autor: Estela Capra