17/02/2020 - Residentes do HAC apresentam trabalhos de conclusão de curso

   Alunos da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer do Hospital Amaral Carvalho (HAC) apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), na semana passada. Os nove residentes das áreas de Biologia, Enfermagem e Farmácia que se formam em março, integram a primeira turma da especialização do Amaral Carvalho. 
   Manejo de dor em terapia fotodinâmica, orientação a pacientes em uso de quimioterapia e o perfil de pacientes tabagistas foram alguns dos temas escolhidos pelos profissionais para o último trabalho. Giovana Mori falou sobre a atuação do enfermeiro frente aos indicadores de infecção do sitio cirúrgico na sua apresentação. A residente de enfermagem conta que desenvolver o estudo e fazer a residência foi um grande aprendizado. “Aprofundei conhecimentos na área de pesquisa que me permitiram contribuir com a sociedade, gerando informação, além de contribuir com a minha formação. Posso dizer que sou uma profissional e um ser humano melhor. Sou muito grata ao HAC por essa oportunidade”.

Nova turma
   Além de dez profissionais cursando o segundo ano da residência, em março, o HAC irá receber dez novos alunos que participaram do processo seletivo no final de 2019.
   Com duração de dois anos, o programa de ensino em serviço proporciona o acompanhamento diário das rotinas do hospital que é referência em tratamento de câncer. De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, o doutor em enfermgem Alessandro Gabriel Macedo Veiga, a atividade é enriquecedora aos alunos e para a equipe do hospital. “A Residência Multiprofissional fortalece as bases da promoção à saúde. Além de ser modelo em assistência e humanização, o Amaral Carvalho cumpre um papel de responsabilidade social e educacional ao contribuir com a formação desses profissionais”, comenta.


A residente de enfermagem Giovana Mori  durante a apresentação do TCC: ela conta que desenvolver o estudo e fazer a residência no HAC foi um grande aprendizado

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto