24/01/2020 - Hospital Amaral Carvalho encerra 9º edição de Curso Básico de Oncologia

   Terminou nesta sexta-feira (24/jan) mais uma edição do Curso Básico de Oncologia (CBO) realizado pelo Hospital Amaral Carvalho (HAC) com apoio da Pierre Fabre Médicament.
   Durante a semana, os estudantes de medicina da 9ª turma tiveram aulas teóricas com especialistas da Instituição, vivenciar a rotina do hospital e conheceram setores como radioterapia, quimioterapia, medicina nuclear, centro cirúrgico, Hemonúcleo, entre outros.
   Segundo o médico hematologista e coordenador do curso, Mair Pedro de Souza, a intenção é fazer com que os alunos vejam a oncologia como área a ser seguida. “Nós conseguimos alinhar todo o hospital em um intento educativo. Temos apoio de todo corpo clínico, suporte em todas as áreas e de todos os especialistas que recebem nossos estudantes”, comenta.
   A atenção dos profissionais foi um ponto positivo no curso para a estudante da Faculdade de Medicina de Olinda, Maria Luiza de Souza Miranda Barbosa, de 28 anos. “Os médicos se dispuseram a explicar desde o mais básico ao mais complexo. Nunca tive muita proximidade com oncologia, mas agora, sinto que foram abertos novos horizontes.”
   Maria Luiza ressalta ainda que se surpreendeu com o atendimento do HAC. “Senti a parte humana mesmo. Não há um paciente que entre no centro cirúrgico sem saber o que será feito. Vi que aqui funciona.”
   A baiana Iaçanã Novaes Teixeira, de 23 anos, aluna da Faculdade das Américas, em SP, destaca que pôde conhecer diferentes serviços do HAC. “Pudemos conhecer a parte cirúrgica, ambulatorial e ainda tivemos aulas teóricas. Foi muito intenso.”

Experiências
   O hematologista avalia que as experiências proporcionadas durante o período agregam conhecimento a todos. “Aqui eles formam um nicho de convivência que, muitas vezes, pode durar por muito tempo. Eles passam a semana toda juntos.”
   E foi em busca de novas experiências que o estudante da Faculdade de Medicina de Catanduva, Pedro Saggioro Paulucci, de 20 anos, se inscreveu no curso. “Muitos amigos já tinham feito e recomendaram. Eu gostava da área. Mas durante este período pude ver muitos temas que ainda não tive na faculdade, ou que tinha apenas noção, como a Medicina Nuclear.”
   O curso ocorre nos períodos de férias, nos meses de janeiro e julho, para alunos de medicina a partir do 3º ano. 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Maria Luiza de Souza Miranda Barbosa

    Maria Luiza de Souza Miranda Barbosa

  • Iaçanã Novaes Teixeira

    Iaçanã Novaes Teixeira

  • Pedro Saggioro Paulucci

    Pedro Saggioro Paulucci

Autor: Estela Capra