12/12/2019 - Especialista do HAC participa de artigo premiado em evento sobre inteligência artificial, no Uruguai

 A dermatologista do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Ana Gabriela Salvio, participou de trabalho científico premiado em evento sobre inteligência artificial, o Khipu 2019, realizado no Uruguai, em novembro. A médica é responsável pelo Centro de Terapia Fotônica da instituição que é pioneira no uso de tecnologia para tratamento de câncer de pele em fase inicial desenvolvida em parceria com o Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo.
O estudo sobre o rastreamento do câncer de pele e pré-diagnóstico para distinção de lesões malignas e benignas foi o resultado de uma parceria entre a dermatologista do HAC, membros do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP): Renan Romano, Ramon Rosa e Cristina Kurachi, e da Universidade de Oklahoma USA, Javier Jo. O trabalho recebeu o Prêmio de Melhor Poster, entre cerca de 150 apresentados durante o encontro.
A pesquisa é focada no desenvolvimento de um equipamento semiportátil com capacidade para o pré-diagnóstico da lesão de pele maligna, para encaminhamento do paciente a um serviço especializado para tratamento. “O processo é feito apenas com a luz de um laser pulsado e não requer marcação. A luz, em contato com a pele, lê o tempo de decaimento de fluorescência de moléculas endógenas (NADH, FAD e colágeno). As informações são armazenadas em um banco de dados e, com elas, o computador aprende a distinguir o que é câncer e o que não é: com o resultado dessa leitura, os médicos ficam cientes da possibilidade (ou não) de existência da doença. Esta máquina já tem catalogado mais de 300 lesões”, explica o pesquisador do IFSC/USP que participou presencialmente do evento, Renan. O equipamento ainda em desenvolvimento não está disponível para uso em pacientes. 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Renan Romano, apresentou o trabalho no Ururguai

    Renan Romano, apresentou o trabalho no Ururguai

Autor: Ariane Urbanetto